Topo

7 coisas importantes para o uso da cachaça em suas receitas na cozinha

Comente

A cachaça é a bebida alcoólica mais famosa no Brasil, podendo ser usada em diferentes preparos, o que vai de drinques, como por exemplo a famosa caipirinha, até a outras receitas icônicas da cozinha brasileira. A seguir você confere algumas informações importantes sobre isso, além de dicas para usar a cachaça em suas receitas da melhor forma possível.

Receitas com cachaça? Veja dicas para o uso da bebida na culinária

Receitas com cachaça? Veja dicas para o uso da bebida na culinária

Acentua o sabor

Cozinhar usando cachaça é algo simples, uma vez que trata-se de uma bebida popular, que pode ser encontrada em praticamente qualquer região do país. E a cachaça deixa a receita mais macia, com sabor acentuado, ajudando a cortar o teor de gordura do prato. A água ardente ainda deixa o prato com perfume extra e um leve sabor adocicado da cana-de-açúcar.

Como escolher a cachaça

Na hora de escolher a cachaça para as receitas, a regra é simples: só coloque no prato o mesmo produto que você compraria para beber. Isso porque, o alimento vai absorver todas as características da bebida, tais como a sua qualidade, o que reflete diretamente no resultado final.

O mesmo vale para a quantidade, pois a pinga, por exemplo, possui um alto teor alcoólico. Dito isso, é importante ter cuidado com a quantidade para que o sabor não sobressaia ao do prato em si.

Leia também:

Melhores cachaças

Na hora de cozinhar é importante ter sensibilidade com o aroma e o sabor. Na duvida, sempre dê preferência à pinga branca, por ser neutra. A pinga branca ajuda a realçar mais o sabor, sendo muito indicada para preparo de carne branca.

E quando a intenção é trazer as características da bebida para a comida, escolha a pinga envelhecida, pois ela é mais marcante. Agora, se quiser deixar sua receita mais aromática, a melhor escolha é a pinga de andiroba, ambas combinam perfeitamente com carne de boi e porco.

Direto ao fogo

Outra forma de aproveitar a pinga na cozinha é usando-a para flambar alguns pratos. Além disso, é possível trocar também o conhaque pela pinga no preparo de estrogonofe, mas com essa troca a bebida deve ser colocar no início da cocção, assim que a carne estiver selada, dessa forma o álcool vai evaporar, deixando o prato com um aroma e sabor delicado.

Essa mesma técnica pode ser usada no preparo de filé, frango, picanha e pernil, alimentos que podem dar origem a um saboroso sanduíche. Para quem quer que o sabor da pinga fique mais aparente, o ideal é flambar o prato antes da finalização.

Sem pressa

A cachaça pode ser usada em pratos de preparos mais lentos, como em cozimentos, pois ela vai amaciando os ingredientes e deixando o alimento com sabor especial. A próxima vez que for preparar uma rabada, legumes ou arroz de bacalhau, por exemplo, a dica é colocar uma generosa dose de cachaça na receita, como 50% água e 50% cachaça.

Vale mencionar também, que é possível colocar a cachaça no risoto, prato que normalmente leva vinho branco em seu preparo.

Ótima combinação

Você pode não acreditar, mas a cachaça pode se revelar o melhor segredo também em preparo de molhos. Procure cozinhar a costela suína apenas com suco de laranja e cachaça e você terá a prova disso. Para cada um quilo de carne, a medida tende a ser um copo americano de pinga.

A cachaça envelhecida combina muito bem com molhos, principalmente a de jequitibá rosa. Já a cachaça branca, combina melhor com receitas que levam rapadura, manteiga, coentro, cheiro verde, pimenta, mostarda e creme de leite.

Açúcar

A cachaça também combina com receitas doces, você sabia? O próprio pudim, por exemplo, pode ficar com sabor bem especial se você adicionar uma dose da bebida na calda de caramelo.

Receitas de cremes brancos como manjar, também ganham um sabor extra. A pinga ainda pode ser usada em conservas de frutas, sendo muito interessante, por exemplo, em geleias de kiwi e manga.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: