Topo

Temperos naturais que dão novos sabores às receitas e podem beneficiar a saúde

Comente

O sal é sabidamente um dos temperos mais utilizados no Brasil, no entanto, a verdade é que, preparando os alimentos com temperos naturais, é possível deixar os pratos mais saborosos e até mais saudáveis, já que alguns itens possuem nutrientes como ferro, vitaminas e fibras, sem contar que na maioria das vezes não contribuem com o aumento no nível de gordura.

E se você é do tipo de pessoa que faz careta para temperos comuns como o coentro e a pimenta, saiba que existem outras opções que podem dar uma nova cara e sabor aos seus pratos. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Dicas de temperos diferentes e naturais para inserir em seus pratos

Pimenta síria

pimenta-siria

A pimenta síria possui em sua composição itens como pimenta da Jamaica, pimenta do reino, cravo da Índia e noz moscada, sendo um tipo de pimenta muito usado em pratos árabes. Mas não é só isso, ela pode ser usada também no preparo de carnes e sopas.

As pimentas são temperos dotados de uma substância chamada capsaicina, que segundo informações, podem atuar na prevenção do acúmulo de gordura abdominal.

Cúrcuma

curcuma

A cúrcuma é um pigmento amarelo extraído da flor do açafrão, e esse tempero pode ser usado em alimentos como peixes, arroz, massas e frango. Além de ser um ótimo tempero ele também age como anti-inflamatório e antioxidante, ajudando a fortalecer a imunidade e prevenir o envelhecimento precoce.

Só que o uso desse tempero em grande quantidade não costuma ser recomendado, pois pode causar irritação no estômago, principalmente nos casos de gestantes.

Mostarda em grão

mostarda

A mostarda em grão é muito usada como condimento, sendo rica em sódio e conservantes na versão industrial. A mostarda em grão, costuma possuir uma quantidade maior de nutrientes que a sua folha. E esse grão é rico em minerais como o selênio, que é um poderoso antioxidante. Não obstante, ele também pode ser usado no preparo de molhos, carne de porco e peixes.

Gergelim preto

gergelim

O gergelim preto é diferente do comum, pois possui uma concentração maior de nutrientes, sendo o cálcio um dos principais. Além disso, ele também é fonte de proteínas e ômega 3, que combate o colesterol e age como anti-inflamatório. Como se não bastasse, o gergelim preto pode ser usado no preparo de saladas, carnes e até sopas.

Leia também:

Tomilho

tomilho

O tomilho é uma erva versátil, podendo ser usada em quase todas as receitas. O tomilho também é bom para saúde, pois ele possui ação antisséptica, trazendo ao corpo uma proteção contra bactérias e ajudando nos distúrbios intestinais e na prevenção de inflamações do trato digestivo. A erva ainda é rica em flavonoides e manganês, poderosos antioxidantes.

Cardamomo

cardamomo

A cardamomo é uma semente nativa da Índia, pertence à mesma família do gengibre, pelo que, também age como anti-inflamatório. As sementes de cardamomo podem ser usadas no preparo de café ou para aromatizar pães, carnes, pudins, doces, saladas de frutas e licores.

Gengibre seco

gengibre-seco

O gengibre seco ajuda no fortalecimento da imunidade e possui efeitos anti-inflamatórios, agindo contra infecções de garganta, e dores musculares. Quando o gengibre é consumido em forma seca, ele possui uma quantidade maior de nutrientes, mas o seu gosto fica ainda mais forte. Por isso é importante usar com cautela em preparos como chás, pães, saladas, massas e sopas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: