Topo

7 dicas para evitar erros de cozinha que a maioria das pessoas já cometeu

Listas e dicas de cozinha, culinária e receitas, você confere aqui, no Click Grátis! 7 dicas para evitar erros de cozinha que a maioria das pessoas já cometeu
Publicidade
Comente

Não importa se você é inexperiente na cozinha ou um cozinheiro de mão cheia, se estiver com presa ou distraído é possível que a receita saia com ingredientes trocados, queimada ou na pior das hipóteses, que ocorra algum acidente na cozinha.

Na maioria das vezes não há motivo para muita preocupação, afinal, alguns erros são até comuns em cozinha. Mas isso também não significa que o descuido seja algo bem-vindo.

Em se tratando de cozinha, toda atenção é pouca e alguns cuidados para minimizar erros costumam ser de grande importância. A seguir, portanto, mostramos algumas informações e dicas nesse sentido. Veja!

Erros comuns da cozinha e dicas para evitá-los

Erros comuns da cozinha e dicas para evitá-los

Trocar o sal pelo açúcar

Publicidade

Na hora da pressa ou diante de uma mínima distração, qualquer pessoa pode confundir o tempero, colocando sal em sobremesas doces, açúcar em bifes que deveriam ser salgados, e assim por diante.

E pois bem, isso porque trocar sal por açúcar é um dos erros mais comuns na cozinha, só que na maioria das vezes acontece quanto o pote de cada item é parecido. Para evitar esse erro, a dica é armazená-los, portanto, em potes diferentes e de preferência com o nome do ingrediente na etiqueta.

Queimar o pano de prato ou a própria roupa

Publicidade

Deixar o pano de prato pendurado na tampa do fogão é algo bastante arriscado, pois ele pode pegar fogo facilmente. Nesse caso a dica é jamais colocá-lo nesse local.

Outro tipo de acidente que eventualmente acontece na cozinha, consiste em queimaduras nas barras e mangas de blusas ou ainda na ponta do avental.

Para evitar esse tipo de acidente na cozinha, a dica é seguir o exemplo dos chefs, dobrando a manga até o cotovelo ou usando peças justas ao corpo. Outra dica é jamais deixar a cozinha enquanto o fogo estiver aceso, principalmente nos casos de frituras.

Quebrar o ovo direto na receita

Não há nada que tire mais um cozinheiro do sério senão quebrar um ovo direto na receita com a intenção de poupar tempo e descobrir que ele está estragado, afinal.

O resultado, naturalmente, é a perda dos demais ingredientes já adicionados e o mau-cheiro na cozinha. Para evitar esse problema a dica é sempre quebrar o ovo em outro recipiente para só aí adicionar à receita.

Leia também:

Medir ingredientes no olhômetro

Normalmente, quem é mais experiente na cozinha não gosta de usar medidas para preparar as receitas. O fato, porém, é que medir receita no olhômetro não é algo muito sábio para os iniciantes da cozinha – até porque em muitos casos não dá muito certo nem para profissionais.

Medir cada ingrediente com o medidor correto é a melhor forma de ter um resultado satisfatório, principalmente no caso de itens de confeitaria, onde cada grama cria um efeito diferente no final do preparo. A dica, portanto, é: use ao menos as colheres e xícaras como medidores de suas receitas, isso evita imprevistos ou desperdícios.

Confundir cabeça e dente de alho

Trocar a quantidade de ingredientes na cozinha é algo até comum também, principalmente quando a receita pede uma colher de chá e o cozinheiro usa a de sopa. Mas outro erro comum é confundir uma cabeça de alho com um dente de alho, o que resulta em uma inversão na quantidade pedida pela receita.

Para simplicar, quando a receita pede um dente de alho, ela se refere a apenas uma fração do bulbo, popularmente conhecido por cabeça, já quando pede uma cabeça de alho, se refere ao bulbo inteiro.

Esquecer panela no fogo

Esse é mais um erro que as pessoas cometem, e nesse caso a maioria fica irritada. Isso porque o conteúdo da panela pode cair e acabar gerando um trabalho extra na limpeza do fogão.

Para evitar esse problema, a dica é usar uma tampa compatível com a panela e ficar atento à quantidade de líquido que coloca, se não for possível, nada de desviar o olhar da panela, nem mesmo para atender o telefone.

Coçar o rosto após cortar pimenta

Cortar pimenta é algo que pode resultar em um acidente muito incômodo. Isso porque o óleo natural presente na pimenta queima a pele, de modo que quando uma pessoa esquece que cortou pimenta e coça o olho, o resultado tende a ser um ardor terrível nos olhos.

Para evitar isso o mais indicado é usar luvas para cortar o alimento e em seguida descartá-las. Se ainda assim acontecer o acidente, é preciso lavar os olhos com água abundante, usando sabão no rosto e óleo vegetal.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: