Topo

Sopão misto: aprenda juntar alimentos que você tem em casa pra preparar sopas saborosas

Comente

Com esse clima frio de inverno, nada melhor que uma sopa quentinha para aquecer o corpo. Mas é claro que nem sempre se tem à disposição todos os ingredientes necessários para o preparo de uma deliciosa sopa, concorda?

Felizmente, porém, além de o preparo da sopa não exigir grande trabalho, pode ser feito com ingredientes que quase todo mundo tem na cozinha. Bastam alguns alguns legumes, água, temperos básicos e um pouco de criatividade, e pronto. Se você duvida disso, veja a seguir nossas dicas de como preparar uma sopa saborosa com ingredientes comuns da cozinha.

Sopas saborosas pra fazer com alimentos que você tem em casa

Sopas saborosas pra fazer com alimentos que você tem em casa

Caldo com tudo

Normalmente os ingredientes da sopa são misturados apenas com água e o resultado fica excelente, mas, é possível deixar essa receita ainda mais gostosa preparando com caldo. A versão mais simples é aquela que usa apenas vegetais e que fica pronta em apenas meia hora.

Tudo o que você precisa fazer é cozinhar com bastante água cebola, cenoura e salsão tudo picado e temperado com salsinha e louro. Depois basta peneirar e usar o caldo para o preparo de sopa. O caldo pode ser congelado para usos posteriores.

Você pode usar também caldo de carnes, o que pode ser feito com carcaça de frango cru ou assado, pedaços de carne e osso bovino, de preferência assado para que fique mais saboroso. No caso de caldo de peixe e frutos do mar, o caldo pode ser feito com espinhas e cascas de camarão, uma dica é acrescenta um pouco de vinho para realçar o sabor.

Vegetais

Toda sopa que se preza tem que ter vegetais, pois eles são a alma desse prato, o que inclui eventualmente a cebola, que acaba entrando como tempero. Em alguns casos, no entanto, a cebola pode ser a grande estrela do prato, como no caso da Sopa de Cebola Francesa. Outras opções incluem sopas de cenoura, tomate e abóboras, boas opções principalmente para as chamadas sopas creme.

O grande segredo para que a sopa creme fique deliciosa é caprichar no tempero, e para que ela não fique com sabor muito suave, uma dica é acrescentar o gengibre, que pode ajudar a realçar o sabor de seus temperos, principalmente no caso de sopa creme de cenoura e abóbora.

Leia também:

Verduras

Sopas com verduras também são interessantes. O ideal ao acrescentar verdura em sopa é deixar que o ingrediente mantenha sua crocância, como no caso da couve e do repolho. Diante disso, o ideal é acrescentar esse ingrediente na finalização do prato para que não fique mole e nem perca sua coloração.

No caso de brócolis ou couve-flor o ideal é preparar com produtos como batata ou inhame. Nesse caso pode cozinhar tudo junto e no final bater no liquidificador ou mexer para que fique cremoso.

Canja

A tradicional canja de galinha é um prato muito simples e saboroso, além de ser rico em nutrientes. Esse prato leva pedaços de carne e legumes. Para uma versão mais leve vale usar apenas frango em cubos, cenoura, batata e algum tipo de vegetal aromático, como por exemplo, salsão.

Quando preparada com peito de frango com osso, o sabor do prato será mais forte, no final basta adicionar arroz e deixar cozinhando por mais quinze minutos até que o arroz fique macio.

Carne e peixe

Um dos cortes mais usados em sopas é o músculo bovino, e para seu preparo o ideal é usar a panela de pressão por quarenta minutos, até que fique macio para só então adicionar os legumes e temperos da sopa. Já no caso de sopas e caldos com peixes e frutos do mar, os ingredientes costumam ter um sabor mais acentuado.

Nesse caso nossa dica é preparar caldo apenas usando a espinha do peixe ou casca do camarão, e se quiser usar os pedaços em si, o ideal é adicionar apenas ao final do cozimento para que não passe do ponto. Entre os ingredientes mais indicados para incrementar esse tipo de sopa está o tomate.

Arroz macarrão e batata

A batata costuma estar sempre presente em sopas caseiras, e quando combinada apenas com cebola e alho poró se torna uma deliciosa sopa aveludada, que pode ser consumida tanto fria como quente. Para variar um pouco e não ficar só com a batata, o inhame e a mandioquinha podem ser ótimas alternativas.

Vale dizer que o macarrão e o arroz também são estrelas de uma boa sopa nutritiva, por isso, quando não encontrar macarrão menor para o preparo da sopa, pode usar o espaguete sem nenhum problema, basta quebrá-los em pedaços menores. Já no caso do arroz, o ideal é o tipo agulhinha, que cozinha mais rápido e ainda absorve o sabor do caldo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: