Topo

Dados apontam que audiência das novelas entre público jovem cresceu em 2016

Comente

Muitos jovens têm deixado ir às balada por questão de segurança ou até mesmo pela comodidade. E se por um lado há aqueles que preferem ficar acessando a internet pra assistir filmes e séries em serviços como a Netflix, por outro existem sempre aqueles que optam pelo modo mais tradicional do entretenimento, ou seja, a televisão.

E parece que a quantidade de jovens que escolhem essa segunda alternativa está cada vez maior, ao menos no que diz respeito às novelas. De acordo com um levantamento recente, a audiência das novelas entre o público jovem cresceu nesse ano de 2016 em comparação com 2015. A seguir você confere maiores detalhes.

Audiência das novelas entre jovens em 2016

Audiência das novelas entre jovens em 2016

Segundo informação do Kantar IBOPE Media, a comparação dos dados obtidos de janeiro a maio de 2016 com o mesmo período no ano de 2015, mostra que houve um aumento na audiência de todas as faixa etárias, tendo um destaque maior para pessoas com faixa de idade entre dezoito e vinte quatro anos, onde houve uma alta de 12%.

No caso de pessoas com idade entre 25 a 34 anos o aumento foi de 4,5% e entre as de 35 a 49 anos aumentou 8%. Vale dizer que, quando analisadas as atrações nos dois períodos (2015/2016) é possível compreender que os jovens gostaram da novela “Totalmente Demais”, exibida às sete na Globo, novela que acabou se tornando um fenômeno pra juventude.

O Kantar IBOPE Media ainda mostrou que, dentro das atrações pesquisadas pela empresa no Brasil, a audiência das novelas teve crescimento de 8,5% no ano de 2014 e 2015. Dito isso, não foi apenas a novela “Totalmente Demais”, que chamou atenção do público e teve uma boa audiência. A novela “Êta Mundo Bom”, por exemplo, também teve um bom resultado e colaborou para a conquista de um novo público.

Vale dizer que, se nesse ano as novelas “Totalmente Demais” e “Êta Mundo Bom” fizeram sucesso no primeiro semestre de 2016, o mesmo não ocorreu no ano passado, quando a grade de programação tinha como destaque apenas a novela “Império”, já em sua fase final.

Leia também:

Por que não falar de “Verdades Secretas” e “Os Dez Mandamentos”?

Muita gente pode se perguntar sobre os motivos pelos quais obras como “Verdades Secretas” e “Os Dez Mandamentos”, sucessos de 2015, não foram considerados no levantamento, mas há uma explicação simples pra isso.

Essas tramas obtiveram bons números durante o segundo semestre do ano, e nesse caso, o comparativo levou em consideração os números do primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2016.

É possível que ao final do ano, novos comparativos dessa natureza possam surgir para dar uma ideia mais ampla sobre o panorama anual de audiência das novelas, considerando assim os dois semestres.

Cabe ressaltar que, a Kantar Ibope Media é conhecida como a empresa líder em medição de audiência de mídia e investimento publicitário na América Latina e líder de mercado em medição de audiência de televisão.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: