Topo

Soluções veganas que rendem excelentes resultados na cozinha

Comente

O estilo de vida vegano vem ganhando novos adeptos ao longo dos últimos anos, seja por motivo de convicção ou mesmo questão de saúde. Para quem não sabe, os veganos são pessoas que não consomem nada que possua origem animal, o que inclui, por exemplo, ovos, leite e mel.

O detalhe, porém, é que mesmo sem alguns alimentos tradicionais da culinária brasileira, hoje é possível manter uma dieta rica em sabores sem ter que abrir mão das soluções veganas. E o que é melhor: até mesmo quem não se prende à filosofia vegan, pode aproveitar essas soluções para trazer maior variedade à mesa. A seguir você confere algumas dicas nesse sentido.

Dicas usadas por vegans e que funcionam bem na cozinha

Substituindo os ovos

Substituindo os ovos

No preparo de pratos que exige certa consistência e/ou precisam dar liga, em vez de usar o ovo como o elemento-chave, muitos veganos utilizam lecitina de soja, banana ou sementes de linhaça e chia.

Quando esses ingredientes são colocados de molho eles se transformam em um tipo de gel, que de fato é ótimo substituto para o ovo em diferentes receitas. Você pode encontrar no Google uma versão vegana para praticamente todo tipo de receita que pretende fazer.

Suspiro de adição de ovos

suspiros

Para quem não consegue viver sem um bom suspiro e busca uma alternativa mais saudável para o preparo do alimento, a dica é usar aquafaba para substituir as claras de ovos. A aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico que é muito rico em nutrientes e pode ser usada também na fabricação de merengues e marshmallow.

Para preparar a aquafaba é muito simples, tudo o que você precisa fazer é cozinhar o grão-de-bico em pouca água e depois bater essa água na batedeira até que fique espumado e dobre de volume. Em seguida, é só ir adicionando açúcar aos pouco para que o preparo ganhe consistência e engrosse. Outra dica é congelar a água do cozimento antes de batê-la com açúcar.

Leia também:

Manteiga

Manteiga

Manteiga é um alimento tão saboroso que pode até parecer impossível substituí-lo, não é verdade? O fato, porém, é que os veganos já encontraram excelente alternativa a isso. Primeiro é preciso notar que a manteiga é um tipo de gordura, então, é possível substituí-la por outros óleos, como o óleo de coco, por exemplo.

Outra opção vegana é a tahine, um tipo de pasta de gergelim, bastante comum na cozinha árabe. Vale dizer ainda que até mesmo o abacate pode ser usado para substituir a gordura, dependendo a receita.

Leite

Tipos de leite vegetal

Pessoas que sorem com intolerância à lactose não precisam viver necessariamente sem leite. Uma alternativa é apostar em leites vegetais, como leite de soja, aveia, coco, gergelim e até de arroz, que pode ser consumido da mesma forma que o leite de origem animal. O leite vegetal é muito rico em nutrientes e fácil de ser preparado. Ele pode render até mesmo leites condensados e doces de leite de origem vegetal.

Ingrediente coringa

castanhas-amendoins-e-avelas

A culinária vegana possui uma série de ingrediente coringas que são úteis para substituições. A lista inclui as oleaginosas, como amêndoas, macadamia e castanha do Pará. Esses alimentos além de serem ricos em nutrientes, são bela saída para cozinha vegana e podem ser usados na fabricação de leite, patê e até queijos.

Os veganos apostam também em leguminosas como lentilhas, ervilhas, favas e feijões. Nesse último caso, o destaque vai para o feijão branco, que é rico em cálcio e ferro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: