Topo

Conheça as principais diferenças entre os variados tipos de leite

1.00 / 5 - 1
Comente

Considerado como um dos alimentos essenciais para uma vida saudável, o leite de vaca pode ter propriedades distintas dependendo do tipo. De modo geral, no entanto, ele possui vitamina A, que ajuda no crescimento e vitamina B, que ajuda a regularizar a utilização das proteínas, açúcares e gorduras no organismo.

Outro nutriente que costuma se fazer presente no leite é o fósforo, que ajuda na formação dos ossos, e isso sem contar com o manganês, que ajuda no aproveitamento das gorduras e bom funcionamento do cérebro.

Agora, se você ainda não sabe exatamente as principais diferenças entre os tipos de leites mais comercializados na atualidade, confira a seguir uma lista que mostra algumas das propriedades de cada um.

Veja as diferenças de cada tipo de leite

Classificação do leite

Diferenças entre o leite

Antes de qualquer coisa é importante dizer que o leite costuma ser classificado por tipo A, B e C de acordo com a quantidade de microrganismos que possui. Para cada tipo de leite, a legislação exige um tipo padrão de higiene na ordenha, transporte, armazenamento e pasteurização. Dito isso, vamos a algumas das diferenças.

Leite tipo A

O leite tipo A é ordenhado de forma mecânica, pasteurizado e embalado na própria fazenda. Ele não possui muitas diferenças em relação ao leite tipo B , no entanto, tem mais gordura e menos proteína do esse segundo.

Leite tipo B

O leite tipo B é extraído por ordenha mecânica e as vacas ficam em estábulos, onde o armazenamento e transporte deve ter refrigeração. A pasteurização desse tipo de leite não ocorre na fazenda.

Leite tipo C

O leite tipo C normalmente é procedente de produtores não especializados. As vacas ordenhadas ficam no pasto, de modo que a ordenha pode se dar de forma mecânica ou manual.

Ele é armazenado e transportado em temperatura ambiente da fazenda até a usina, onde será pasteurizado. É por essa razão que a contagem de bactéria desse leite pode ser muito alta.

Enquanto os leites tipo A e B possuem mais de 3% de gordura, no tipo C a gordura fica com índice inferior a 3%.

Leia também:

Leite pasteurizado e UHT

Leite pasteurizado e UHT

Para que se tenha um leite de boa qualidade, os animais ordenhados devem viver em boas condições sanitárias, estando ainda em dia com as vacinas contra brucelose e febre aftosa.

Além disso, os pelos da calda e do úbere devem estar aparados, já que essas são as partes com maior quantidade de microorganismos. Não obstante, os animais também devem ser lavados diariamente.

Tomados os cuidados preliminares, a pasteurização também é útil para assegurar a qualidade do leite, pois esse é um processo no qual o alimento é exposto a altas temperaturas entre 720ºC a 750ºC por um período de 15 a 20 segundos, sendo logo em seguida é resfriado. Essa mudança brusca de temperatura ajuda a destruir um eventuals microrganismo patogênico.

A diferença do sistema de leite UHT e pasteurizado é que o leite UHT está totalmente livre de bactérias, podendo ser armazenado por até 180 dias em temperatura ambiente, enquanto o leite pasteurizado embora tenha volume reduzido de bactérias, deve ser consumido em até 72 horasm, e isso desde que o transporte e armazenamento tenha sido feito em temperatura abaixo de 100ºC.

Leite integral

Leite integral

O leite integral é rico em gordura saturada, sendo uma ótima opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento, que precisam de uma dieta rica em sais minerais e vitaminas.

Leite semidesnatado

Possui uma quantidade menor de gordura saturada, além de possui um valor calórico menor do que o leite integral.

Leite desnatado

O leite desnatado possui 0,5% de gordura, sendo considerado um leite magro.

Leite com baixo teor de lactose

Esse tipo de leite foi desenvolvido por algumas empresas preocupadas com pessoas que possuem intolerância à lactose, já que estas não conseguem produzir enzima láctea, responsável pela digestão da lactose. Esse tipo de leite apesar do baixo teor de lactose possui todos os nutrientes presentes no leite integral.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: