Topo

Saiba como fazer ketchup e mostarda em casa e adicione mais sabor ao cardápio

Comente

Há quem acredite produtos industrializados como o ketchup e a mostarda são melhores que as soluções mais caseiras, um ledo engano. No caso desses dois molhos, por exemplo, saiba que eles podem ser feitos em sua cozinha, mesmo que você não tenha muita prática.

Vale dizer ainda que existem inúmeras vantagens em preparar seu próprio molho, entre elas a de saber a procedência dos ingredientes, ter a oportunidade de dar seu toque pessoal e não ter de lidar com corantes e conservantes.

Agora, é claro que isso também podem trazer algumas desvantagens, certo? Pelo fato de não conter conservantes, por exemplo, eles não duram tanto tempo quanto os industrializados.

No caso do ketchup, a duração é de cerca de uma semana na geladeira, enquanto a mostarda dura cerca de quinze dias, e isso já contando o tempo de uma semana que ela precisa para “amadurecer” e manter o equilíbrio dos sabores.

Por serem mais saudáveis e saborosos, no entanto, os benefícios da solução caseira acabam compensando e muito. Sabendo disso então, mostramos a seguir algumas dicas para que você possa fazer sua própria mostarda e ketchup.

Dicas para fazer ketchup e mostarda em casa

Ketchup Caseiro

Para preparar seu ketchup caseiro você vai precisar de duas latas de tomates sem casca e picados, meia cebola picada, meia colher de chá de sementes de erva-doce, uma colher de chá de gengibre picado, dois dentes de alho picados, meia pimenta dedo de moça picada, meia colher chá de coentro em pó, dois cravos, uma colher de chá de pimenta do reino moída, meia colher chá de sal, uma xícara de chá de vinagre de vinho tinto e setenta gramas de açúcar mascavo.

Para preparar coloque a cebola e o vinagre em uma panela. Aqueça em fogo médio para que a cebola murche e solte seu aroma, isso pode durar cerca de três minutos. Na sequência junte todos os outros ingredientes cozinhando em fogo médio, sempre mexendo, até que a mistura reduza pela metade e chegue a uma consistência bem densa.

Em seguida, passe todo o molho pela peneira, dessa forma vai se livrar dos pedaços mais grossos do tomate, cravos e dos demais temperos. Reserve e deixe esfriar. Em seguida guarde na geladeira em um vidro com tampa.

Leia também:

Mostarda Caseira

Para preparar sua mostarda caseira você vai precisar de um quarto de xícara de chá de sementes de mostarda, um quarto de xícara chá de mostarda em pó, duas colheres de chá de açúcar mascavo, uma colher de chá de sal, meia colher de chá de cúrcuma, um quarto de colher de chá de páprica, um quarto de colher de chá de alho em pó, um quarto de xícara de chá de água, uma xícara de chá de vinagre branco.

Para preparar coloque os grãos de mostarda em uma vasilha e cubra com água deixando hidratar por duas horas antes de começar o preparo, tudo para que eles fiquem mais maleáveis.

Após esse período, soque os grãos de mostarda em um pilão. Se preferir um resultado mais refinado, pode usar um processador ou moedor de café. Depois junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio por cerca de três minutos.

Não precisa cozinhar a mistura, apenas deixe-a homogênea. E se achar que sua mostarda está muita densa, acrescente um pouco mais de água até que chegue à consistência desejada.

Após chegar ao ponto desejado, é só deixar esfriar e colocar em um pote de vidro. Reserve na geladeira por uma semana antes de usar para que os sabores fiquem equilibrados.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: