Topo

10 dicas de preparo para deixar o arroz mais saudável

Comente

O arroz é um alimento que está presente diariamente no prato da família brasileira, mas, dependendo da região, a forma com que o arroz é preparado pode ser diferente.

Isso se dá porque o arroz é um alimento bem versátil, que combina com diferentes tipos pratos, sendo ainda uma ótima opção como prato principal. O que muita gente não sabe, porém, é que é possível preparar o alimento de forma a torná-lo mais saudável. A seguir você confere algumas dicas nesse sentido. Veja!

Truques e informações que ajudam deixar o arroz mais saudável

Arroz com temperos prontos

Mesmo que o tempero pronto te traga um gostinho e aroma caseiro, a verdade é que ele por vezes carrega os mesmos perigos do alimento industrializado. De acordo com especialistas, o tempero pronto é rico em cloreto de sódio, usado para a conservação do produto. É o excesso do consumo de sódio que piora o quadro de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Arroz frito na manteiga

Por mais que o arroz frito na manteiga traga um sabor a mais ao prato, não se pode esquecer que a manteiga é uma gordura animal, podendo até ser comparada à banha de porco. Isso significa que quando você refoga o arroz com ela, além de eliminar todos os nutrientes desse grão, você aumenta as taxas de colesterol ruim (LDL).

Arroz com cenoura

Preparar arroz com legumes é uma boa maneira de variar no preparo e sabor do prato, além de que isso pode deixar o arroz mais saudável. A cenoura, por exemplo, é rica em vitamina A, um betacaroteno que possui efeito antioxidante, sendo fundamental para a visão, sem contar as fibras e o baixo valor calórico.

Arroz com ervilha

Da mesma forma que o feijão, a ervilha completa os aminoácidos do arroz, pois possui as mesmas propriedades. Mas, isso só vale para a ervilha in natura, uma vez que a ervilha em conserva perde seus nutrientes.O mesmo vale para a seleta de legumes.

Leia também:

Arroz com brócolis

O brócolis é rico em fibras, ácido fólico, vitamina C, ferro, cálcio e magnésio, sendo bom para combinar com massas. Ele ainda pode deixar seu arroz mais saboroso, bonito e colorido, além de nutritivo, pois seus nutrientes ficam na água do cozimento.

Arroz com frios

De acordo com nutricionistas, os embutidos possuem um alto teor de gordura saturada, conservantes e sódio, pelo que, trazem pouco ou nenhum valor nutricional. Para dar mais sabor ao prato adicionando embutidos, a dica é escolher a carne branca como acompanhamento para diminuir as calorias.

Arroz com requeijão

Mesmo sendo uma maneira de variar o sabor do arroz, o requeijão não deixa o prato mais nutritivo, podendo na verdade deixá-lo muito calórico por causa da gordura. Já o requeijão light é uma ótima opção para incrementar o arroz, podendo ser usado no lugar do queijo ou creme de leite.

Mas atenção, na hora de cozinhar o arroz, preste atenção na consistência do requeijão light, que costuma ser mais viscoso que o tradicional, podendo deixar o arroz mais mole.

Arroz carreteiro

Mesmo se tratando de um prato saboroso, esse prato pode aumentar alguns pontinhos na balança, mesmo que seja consumido moderadamente. Na verdade o problema do arroz carreteiro é que ele leva no preparo carne seca, linguiça e bacon, ou seja, muita proteína com alto valor calórico, gordura saturada e sódio.

Arroz à grega Arroz

O arroz à grega também é um prato saboroso, com uma combinação muito interessante. Ele é preparado com cenoura, que já citamos como boa opção para incrementar o arroz, milho que compõe um carboidrato complexo, e ervilha que quando combinada com arroz, tem poder similar ao do feijão.

Arroz com alho e cebola

Essa é a clássica combinação da culinária caseira, sendo considerado o preparo mais saudável do arroz. Isso porque a cebola é rica em flavonóides, substância antioxidante que também é encontrada na versão crua do alho.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: