Topo

Pratos revigorantes que ajudam "segurar a onda" após grandes festas

Comente

O Carnaval já chegou ao fim, mas no Brasil não faltam grandes festas que no fim das contas acabam minando as forças de encarar os dias seguintes no mesmo pique de antes. Diante disso, alguns alimentos revigorantes podem ser de grande utilidade.

Ao redor do País muita gente usa pratos específicos seja para ajudar a curar a ressaca ou até para conseguir uma força extra para encarar a batalha diária. Para ilustrar isso então, apresentamos a seguir alguns pratos interessantes que são saborosos e cheios de “energia”.

Pratos saborosos e revigorantes

Barreado

Barreado

O barreado é um prato de origem açoriana, mas os responsáveis por trazer a maravilha para o Brasil foram os portugueses, que moravam no litoral do Paraná no século XVIII. É na região, aliás, que o barreado é consumido até hoje em festas que tenham Fandango, um estilo dança regional.

O prato é preparado em um caldeirão de barro, com tampa do mesmo material e seus principais ingredientes são carne bovina de segunda magra, alho, cebola, toucinho de porco, louro, pimenta do reino e cominho.

Os ingredientes são cozidos até desmanchar e uma das principais características do prato é que mesmo requentado por várias vezes ele mantêm seu sabor original.

Leia também:

Feijoada

Feijoada

Um dos pratos principais do Rio de Janeiro e conhecido em diversas regiões do país, é a feijoada. Entre os cariocas, o prato costuma ser consumido antes, durante e após as festas mais tranquilas, como as de pagode ou samba, por exemplo. O preparo do prato é feito com feijão preto, carne de suína, bovina e carne de sol, dentre outros itens.

Cabeça de Galo

Cabeça de Galo

O prato cabeça de galo, nada mais é que uma sopa com caldo de galinha e ovos. Ele além de ter um aroma irresistível, é rico em nutrientes sendo engrossado com farinha de mandioca e finalizado com ovos, que são cozidos com o calor do caldo.

O prato é consumido em vários estados no Nordeste brasileiro e indicado para recuperação de enfermos e restauração das forças de festeiros. A região onde é mais popular é na Paraíba.

Acarajé

Acarajé

O acarajé é um dos pratos mais famosos da Bahia, mas é encontrado facilmente em outras regiões brasileiras. O preparo é feito com massa de feijão-fradinho, pimenta, sal e cebola. O bolinho é frito em azeite de dendê e o recheio pode ser de camarão, carne de sol, dentre outros itens. Ele pode ser servido com vatapá e caruru.

Caribéu

Caribéu

O povo pantaneiro também tem um prato especial que em tese pode recuperar as forças perdidas na festa, trata-se do Caribéu. Esse prato é um tipo de guisado de carne de sol com mandioca, servido como se fosse um caldo grosso onde a mandioca é dissolvida na carne seca.

Mingau

Mingau de aveia

No Rio de Janeiro, alguns festeiros buscam algo mais leve para se fortalecerem após uma noitada: o bom e velho mingau. Os tipos de mingau mais consumidos são os de aveia, amido de milho e de Cremogema. Para deixar o mingau com mais nutriente a dica é acrescentar um ou mais ovos no preparo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: