Topo

Dicas de pratos e utensílios indispensáveis a quem está começando na cozinha

Comente

Entre os maiores desafios de quem está começando a vida na cozinha, estão o de simplificar as coisas e encontrar bons utensílios para o preparo dos pratos. Diante disso, acaba soando muito mais fácil comprar um fast food, macarrão instantâneo ou até comida congelada, o que naturalmente pode não ser o melhor para o organismo.

Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir algumas dicas para fazer pratos fáceis e também para a compra de utensílios indispensáveis na cozinha. Confira!

Dicas para quem está começando a cozinhar

Comida simples

Um grande erro de iniciantes na cozinha é querer começar preparando comidas mais elaboradas para impressionar convidados ou provar para si o potencial que possui. Tudo bem que em alguns casos a coisa pode até funcionar, mas o ideal mesmo é começar com algo mais simples até conseguir um pouco de prática.

Uma dica é começar com sanduíches de frios, molhos e saladas, acompanhados de um bom suco natural. Esse tipo de combinação é nutritivo, rápido, simples e perfeitamente capaz de saciar a fome.

Agora, para quem quiser preparar uma comida caseira com cara de prato principal, a sugestão é começar com massas e molhos, pois são mais simples de serem preparados, além de saborosos. Nesse caso é permitido comprar massa pronta, a única regra é ler atentamente o modo de preparo na embalagem e respeitar o tempo de cozimento.

Os utensílios básicos que todos precisam ter na cozinha

Panelas e frigideiras

Panelas e frigideiras

Parece óbvio, mas muita gente acaba esquecendo de investir bem em panelas e frigideiras na hora de começar a rotina na cozinha. Diante disso, a primeira dica é comprar pelo menos duas panelas, sendo uma grande e outra pequena e uma boa frigideira antiaderente.

Com essas três peças já será possível fazer o arroz, feijão e uma carne frita ou grelhada, ou seja, o básico da cozinha brasileira.

Faca afiada

Faca afiada

E aqui temos outro item óbvio que muita gente despreza na cozinha: uma boa faca. Esse é um utensílio essencial, pois por mais irônico que isso possa parecer, quanto pior o corte da faca, maiores as chances de cortar o dedo durante o preparo dos alimentos.

Tábuas de carne

Tábuas de carne

Outro item muito importante na cozinha é uma tábua de carne e outra para legumes e demais alimentos. Ter as duas é importante para evitar a troca de contaminação. O ideal é que as tábuas sejam de plástico, pois são mais fáceis de limpar e secar, enquanto as de madeira podem criar mofo e fungos e as de vidro pode não ser boa ideia para iniciantes.

Leia também:

Recipientes

Recipientes

É muito importante também ter alguns recipientes na cozinha, eles serão usados para preparo de alguns alimentos e também para servir os pratos depois de prontos.

Potes plásticos

Outro item muito útil em qualquer cozinha é um bom conjunto de potes plásticos, que além de servir no armazenamento de alimentos, ainda deixa a geladeira mais organizada com as sobras de alimentos que podem ser reaproveitadas posteriormente.

Outros itens

Por mais inexperiente que a pessoa seja na cozinha é muito importante ter também alguns utensílios como escumadeira, concha, garfos, batedor e descascador, que são úteis no preparo de diversos pratos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: