Topo

Pratos italianos que mudaram tanto por aqui que já até parecem brasileiros

Comente

O Brasil é um país que recebeu vários imigrantes ao longo das décadas, dentre os quais estavam os italianos, que naturalmente compartilharam suas tradições, culturas e culinárias. Prova disso, por exemplo, é que muitos dos pratos comuns no Brasil vieram da cozinha italiana.

Apesar disso, porém, a maioria sofreu variações, seja por falta de ingredientes adequados no país ou pelo fato da receita original ter se perdido ao longo dos anos. Independente do motivo, o fato é que muitos pratos italianos já não são mais nem sombra da receita original. A seguir você confere algumas.

Comidas italianas que foram "abrasileiradas"

Bife à parmegiana

Comidas italianas que foram "abrasileiradas"

O Bife à parmegiana é um dos acompanhamentos mais comuns em Pfs. Trata-se de um filé empanado com farinha de trigo e ovos, também coberto com molho de tomate e queijo. Curiosamente, o prato como conhecemos teve origem em São Paulo e não em Parma, ao norte da Itália, como muitos imaginam.

Veja também:

Por lá o prato é parmigiana di melanzone, que praticamente é uma lasanha de berinjela muito apreciada na região. A versão brasileira é mais parecida com outro prato italiano, a carne alla pizzaiola, um bife com molho de tomate, mas sem queijo.

Sorvete napolitano

Comidas italianas que foram "abrasileiradas"

No Brasil o sorvete napolitano é composto de morango, creme e chocolate. Reza a lenda que os imigrantes de Nápole, fizeram uma encomenda de sorvetes com as cores da bandeira da pátria, porém, como não tinha sorvete na cor verde, usaram o de chocolate.

Macarrão à bolonhesa

Comidas italianas que foram "abrasileiradas"

O molho tradicional ragu, é cozido por horas em fogo brando, o que o deixa mais encorpado e com sabor forte. A receita não possui tanto molho de tomate e é feita com carne de vitela, de porco ou coelho, acompanhada de vegetais e vinho.

Porém a versão brasileira é mais simples, feita com carne bovina moída e muito extrato de tomate. Além disso, a verdadeira diferença está na massa, pois no Brasil servimos a receita com macarrão tipo espaguete, enquanto na Itália o prato é servido com uma massa fresca conhecida como tagliatelle.

Queijo parmesão

Comidas italianas que foram "abrasileiradas"

No Brasil é possível encontrar facilmente o famoso queijo tipo parmesão, porém, ele é muito diferente do original, típico de Parma, na Itália. Na região o queijo é conhecido como parmigiano-reggiano, e diferente da versão brasileira, não possui mistura com o queijo qualho desidrato, e muito menos é vendido em pacotinhos industrializados.

Por se tratar de um queijo artesanal, ele possui mais leite na composição e demanda um tempo de cura maior, sendo mais denso e podendo pesar até 40 quilos, demonstrando-se ainda mais amarelo que a versão brasileira.

Pizza

Pratos italianos que mudaram tanto por aqui que já até parecem brasileiros

Diferente dos brasileiros, os italianos dão mais importância à massa que ao recheio da pizza. Já os brasileiros preferem a pizza bem recheada e não se importam muito com o tipo de ingrediente, podendo misturar batata palha com frango, queijo, milho e catupiri, ou ainda variar o preparo com frutas e doces.

Na Itália também não é o costume pedir mais de um sabor na pizza e não se come a mesma com talheres ou cortada em triângulos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: