Topo

Os tipos de alface disponíveis no mercado e e as características de cada um

Comente

Normalmente quem está se aventurando pela primeira vez na cozinha também tem sua primeira experiência em fazer compras de alimentos nos supermercados e feiras livres, quando acaba se deparando com uma variedade de alimentos que nem sabia que existia.

No caso da alface, por exemplo, existem algumas variações que pode deixar os cozinheiros de primeira viagem com muitas dúvidas no que diz respeito à escolha, afinal, a escolha do tipo certo pode fazer toda diferença no prato. Sabendo disso, portanto, vamos listar a seguir as diferenças entre os tipos disponíveis no mercado. Veja!

Os diferentes tipos de alface

Os diferentes tipos de alface

Alface crespa

A alface crespa é rica em fibras, ou seja, pode contribuir muito para a boa digestão e bom funcionamento do intestino. Vale dizer ainda que esse tipo possui um baixo teor de cálcio e fósforo.

Alface roxa

A alface roxa possui até três vezes mais de antocianina se comparada às alfaces comuns, além de possuir um teor maior de antioxidante, substância que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Alface lisa

A alface lisa é a mais comum, sendo a mais consumida por possuir folhas soltas e com sabor suave ao paladar.

Alface mimosa

A alface mimosa possui as folhas com tom levemente avermelhado, mas predominantemente verde, possuindo também as bordas entrecortadas, o que lembra muito os dedos da mão humana. Vale dizer que a mimosa é uma das alfaces mais delicadas.

Leia também:

Alface romana

A alface romana possui folhas com uma coloração mais escura, crespas, longas e em forma uma cabeça de folhas soltas, sendo muito usada para saladas, como por exemplo, a salada Caesar.

Alface americana

A alface americana possui folhas mais crespas e compactas, possuindo o valor nutritivo mais baixo que as demais da lista. Vale dizer que esse tipo de alface é o mais usado em preparos de lanches, por possuir uma resistência maior às temperaturas do hambúrguer e do queijo.

Dicas de conservação e manuseio da alface

  • Uma dica para conservar melhor a alface é lavar bem e secar com papel toalha retirando toda sua umidade, guardando em seguida em um pote plástico com tampa e forrada de papel toalha para que absorva qualquer tipo de umidade ainda restante, conservando em seguida na geladeira.
  • Outra dica é deixar a alface em um saco plástico, mas primeiro é bom retirar todas as folhas murchas, envolver a alface em papel toalha ou em um pano limpo e seco e depois a colocar no saco plástico para só então levar à geladeira.
  • Na hora de servir a salada de alface, a dica é deixar o molho separado, dessa forma se sobrar algumas folhas é só guardá-las para comer mais tarde com outros pratos.
  • As folhas mais escuras da alface, aquelas externas com um verde mais escuro, são as que possuem quantidade maior da vitamina A.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: