Topo

Os prós e contras de uma panela elétrica

Comente

Com a correria do mundo moderno, muitas pessoas acreditam que as panelas elétricas podem ser de grande utilidade no dia a dia, afinal, basta colocar os ingredientes nelas, fechar e esperar que elas façam o restante.

A verdade, porém, é que nem tudo é tão simples quanto parece, de modo que, como tudo na vida, ela tem suas vantagens e desvantagens. Conheça a seguir um pouco mais sobre as panelas elétricas e veja como cada tipo pode (ou não) ser útil no dia a dia.

Pontos positivos e negativos da panela elétrica

Pontos positivos e negativos da panela elétrica

Panela tradicional

A grande vantagem da panela elétrica tradicional é que dá pra fazer arroz sem queimar e sem precisar ficar olhando toda hora. Além do mais, nela você pode preparar outros tipos de alimentos, refogar, selar carnes e preparar receitas como macarrão, cozidos e outros.

Veja também:

No momento em que a comida fica pronta, ela automaticamente entra em modo de “aquecimento”, mantendo o alimento quente sem cozinhá-lo. Além do mais é possível preparar mais de um prato por vez, ou seja, mesclar arroz e legumes cozidos no vapor.

Mas uma das desvantagens desse tipo de panela é seu consumo de energia elétrica, uma vez que pode ser alto, dependendo do modelo. Além disso, as panelas elétricas para arroz, quando se deixa a comida no modo "aquecimento" por muito tempo, podem acabar por ressecar o alimento. Outra desvantagem é que pode ser difícil preparar comida em pequena quantidade.

Panela de pressão elétrica

Esse tipo de panela pode ser a salvação para quem tem medo de usar a tradicional panela de pressão. Isso porque ela usa menos líquido do que a panela comum e tem mais dispositivos de segurança para controlar a saída de vapor.

Porém a desvantagem desse tipo de panela é que não é possível preparar mais de um prato por vez, sem contar que alguns modelos podem ter a operação de travas de segurança um pouco confusa no começo. Outra desvantagem é que se trata de um eletrodoméstico grande, podendo atrapalhar quem tem pouco espaço na cozinha.

Fritadeira elétrica

Esse tipo de panela usa ar quente para preparar os alimentos. Ele é vendido como um aparelho que não precisa de óleo para fritar, porém, dependendo do alimento será sim necessário usar um pouco de óleo. Exemplo disso é que pode ser necessário uma colher de sopa de óleo ou azeite para cozinhar batatas ou frango.

De qualquer forma, o alimento tende a ser mais saudável que o preparado no fogão com grande quantidade de óleo. Vale dizer que, além da cesta que tem fundo, alguns modelos trazem uma pequena assadeira para ser usada sobre a grelha, permitindo o preparo de lasanha, bolo entre outros alimentos.

Mas a desvantagem desse tipo de panela é que ela precisa ser preaquecida antes do preparo, não sendo rápida como todos pensam. Outra desvantagem é que ela é mais difícil de lavar do que uma panela comum. Além do mais é preciso aprender as manhas do tempo necessário para preparar cada alimento, uma vez que se passar do ponto, ele resseca de mais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: