Topo

Mitos e verdades que você precisa saber sobre o uso da geladeira

Dicas de cozinha e as mais deliciosas receitas você confere sempre aqui, no Click Grátis! Mitos e verdades que você precisa saber sobre o uso da geladeira
Publicidade
3.00 / 5 - 2
Comente

Além de guardar e conservar alimentos, a geladeira é usada por algumas pessoas para secar roupas, afinal, quem nunca pensou em estender aquela calça úmida na grade quentinha que fica atrás do eletrodoméstico, hein?

Agora, você já parou pra pensar se isso é algo correto a se fazer? Já pensou se também é correto utilizar o ventilador ou o secador de cabelo para acelerar o degelo do congelador? Pois bem, essas são dúvidas comuns à maioria das pessoas e para as quais nem sempre é fácil encontrar uma resposta exata.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista que esclarece questões como essas e tantas outras que a maioria das pessoas possui sobre o uso da geladeira. Veja!

Esclareça as suas dúvidas mais comuns sobre o uso da geladeira

Mitos e verdades sobre o uso da geladeira

É ruim colocar o micro-ondas em cima da geladeira?

Publicidade

Sim. Até onde se sabe, manter a geladeira exposta a qualquer tipo de calor pode prejudicar seu funcionamento (a regra também é válida para quem tem um fogão perto ou de frente pra geladeira).

Quando o micro-ondas ou fogão está muito próximo à geladeira, isso obriga o motor da mesma a aumentar a sua carga de trabalho, o que naturalmente se reflete em um maior consumo de energia.

Posso colocar alimento ainda quente no refrigerador?

Publicidade

Não. De modo geral, colocar alimentos quentes na geladeira ou congelador além de prejudicar a geladeira pode comprometer o alimento, que leva um tempo maior para ser resfriado, ficando, portanto, um período maior exposto a microrganismo.

Além disso, quando um alimento muito quente é levado a geladeira, ele faz com que os demais produtos lá presentes tenham sua temperatura elevada, o que pode comprometer a conservação dos mesmos. Dito isso, o ideal é deixar a comida esfriar em temperatura ambiente, para só depois levá-la ao refrigerador.

Leia também:

É permitido deixar a parte de trás da geladeira encostada na parede ou algum móvel?

Não. O condensador da geladeira necessita de um espaço de circulação de ar capaz de garantir o perfeito desempenho da mesma. Dito isso, todos devem ficar atentos também ao manual do refrigerador para saber qual é a distância mínima recomendada do mesmo para a parede ou outro móvel.

Na hora da mudança posso transportar o refrigerador deitado?

É melhor evitar essa situação. De acordo com especialistas, quando o refrigerador é transportado ou movido na posição horizontal, é importante deixá-lo por pelo menos duas horas desligado depois que ele é colocado de pé novamente.

Isso é necessário porque durante a movimentação da geladeira o óleo lubrificante que garante o bom funcionamento da mesma pode cair nos dutos de sucção do gás de refrigeração, o que pode acabar prejudicando o bom funcionamento do eletrodoméstico.

E colocar a roupa úmida para secar atrás da geladeira? Pode ou não?

A resposta nesse caso é um sonoro não. A grade que fica atrás da geladeira é o condensador do produto, ou seja, sua função é fazer a troca de calor do sistema de refrigeração.

Dito isso, quando uma peça de roupa molhada é coloca nessa grade a troca de calor fica comprometida, o que consequentemente faz com que o sistema tenha um trabalho maior para funcionar perfeitamente, aumentando assim o consumo de energia.

Abrir a geladeira muitas vezes é algo prejudicial?

Sim. O consumo de energia da geladeira tende a aumentar quando ela é aberta uma quantidade maior de vezes ao longo do dia.

Isso acontece porque quando o refrigerador é aberto acontece uma troca de calor da parte externa com a parte interna do produto, que salvo exceção é mais fria. Diante disso o motor trabalha mais para baixar a temperatura.

E acelerar o degelo do congelador com secador de cabelo, água quente? Pode?

Não. Os fabricantes recomendam apenas deixar a porta da geladeira aberta para que ela descongele mais rápido. Isso porque o calor do secador de cabelo ou a água quente pode deformar as partes plásticas do congelador.

Além disso, não é recomendável também o uso de facas ou objetos pontiagudos para raspar o gelo, nesse caso há o risco de perfurar o duto gerar um vazamento de gás.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: