Topo

Livre-se da bagunça na cozinha com algumas dicas simples e práticas - Veja

Comente

Na hora de arrumar a casa, nem todo mundo coloca a organização da cozinha como prioridade. O fato, porém, é que este pode ser um grande erro, tendo em vista que o ambiente acumula facilmente as gorduras das frituras e resquícios de alimentos, podendo assim gerar grandes incômodos e inconvenientes no dia a dia em casa.

Felizmente, porém, existem algumas dicas simples que podem ser aplicadas ao cotidiano e que resultarão em uma organização maior de maneira quase que natural no ambiente da cozinha, e são exatamente algumas destas dicas que apresentamos a você a seguir. Veja!

Livre-se da bagunça na cozinha com algumas dicas simples e práticas – Veja

1362052011cozinha

Tirou, guardou

Deixar pra lavar ou guardar depois é algo que quase nunca funciona. Então, o hábito de guardar algo que não vai mais ser usado por hora, ajuda a manter a cozinha organizada. Um exemplo disso é: se pegou o pote de sal, guarde-o em seu devido lugar antes de pegar outra coisa.

Leia também:

Armazene com lógica

Procure deixar os temperos e utensílios que mais usa em uma região próxima do fogão. Já os copos, panos de pratos e talheres, devem ficar mais próximos à mesa. Evite deixar panelas guardadas embaixo da pia, pois esse costuma ser um ambiente úmido, e por isso sujeito à proliferação de bactérias e fungos.

Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia

A primeira gaveta da pia ou a mais próxima, deve armazenar os utensílios mais usado durante o preparo da comida, como por exemplo, as facas, espátulas e escumadeiras. Já os talheres de servir os alimentos devem ficar próximos à mesa, isso evita que o preparo do alimento seja seja interrompido por quem está organizando a mesa.

Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira

As frituras e as gorduras que se espalham pela cozinha se juntam à poluição do ar e grudam nos móveis e utensílios, quer seja na cozinha ou mesmo em um lugar próximo a ela.

Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar

Após organizar toda cozinha, procure não se esquecer de onde está cada utensilio, e evite deixar objetos em locais provisórios, pois isso não só deixa o ambiente desorganizado, como também toma um tempo maior na hora do preparo da comida.

Preserve a circulação do ambiente

Móveis espalhados pela cozinha podem deixar o ambiente com espaço menor. Procure organizar os móveis a fim de deixar um espaço livre no ambiente para a circulação de pessoas.

Com o ambiente mais espaçoso, quem estiver cozinhando não será interrompido por alguém que precisa entrar na cozinha. Dessa forma o ambiente fiará mais arejado e poderá ter pessoas por perto auxiliando ou batendo um papo enquanto prepara a refeição.

Abuse dos armários

O lugar de louça é no armário. Ele é o responsável por proteger os pratos e copos da gordura e sujeira que circula o ambiente. Procure guardar os copos na parte superior do armário e os pratos na parte inferior, uma vez que estes são mais pesados.

Evite guardar objetos em cima da geladeira, pois trata-se de um ambiente que acumula sujeira e gordura, e que não costuma ser limpo frequentemente.

Descarte o que for inútil

Abra mão dos objetos que não usa, tais como pratos e copos. Armazenar utensílios sem uso no armário serve apenas para ocupar espaço valioso na cozinha. Além de tudo, isso só aumentará o tempo na procura de uma determina panela, causando estresse e desânimo.

Organize também a despensa

Procure deixar a despensa organizada separando os alimentos doces dos salgados. A dica é deixá-los visíveis para facilitar na hora de usá-los. Outra dica é organizar alimentos em embalagens pequenas em uma cesta.

Agrupe e armazene a louça por material

Procure organizar as louças seguindo a característica de cada material. Por exemplo, procure deixar as louças de inox de um lado e as de cerâmica de outro e assim por diante, dessa forma fica mais fácil encontrá-las na hora de preparar a comida.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: