Topo

Precisa limpar o forno e o fogão? Veja dicas úteis que a maioria desconhece

Comente

Em quase todas as vezes que preparamos um novo prato, seja ele simples ou um pouco mais elaborado, a tendência é que o fogão fique mais sujo do que gostaríamos. E esse tipo de cenário dificilmente pode ser evitado, por mais cuidado que se tenha.

A boa noticia, porém, é que com algumas simples medidas é possível deixar o fogão limpo e brilhante novamente, o que naturalmente ajuda a conservá-lo e a manter a higiene da cozinha.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir algumas dessas dicas básicas que são de grande utilidade e que a maioria das pessoas desconhece. Veja!

Precisa limpar o forno e o fogão? Veja dicas úteis que a maioria desconhece

dicas-para-limpar-fogao

Capriche na limpeza diária

Para facilitar o processo de limpeza, é importante que você não deixe a sujeira grudar nas grades, trempes, queimadores e bocas do fogão, e esse é um dos principais cuidados que se deve ter cozinha.

Por essa razão é indispensável a limpeza diária, que deve ser feita com os queimadores frios. A dica é lavar as trempes normalmente, secá-las bem, e em seguida assoprar nos furos para eliminar os resquícios de água.

É importante também retirar as grades e colocá-las de molho em uma água morna, com vinagre branco, deixando-as lá enquanto termina a limpeza da mesa do fogão.

Leia também:

Não jogue água fria no fogão quente

Se o fogão estiver quente, jamais jogue água fria sobre ele. O choque térmico exercido sobre ele pode danificar a pintura das trempes e grades. Outro problema que pode surgir nesse caso é que, se o fogão tiver detalhes em ferro fundido, a água fria poderá preparar o terreno para uma eventual ferrugem na superfície do mesmo.

De olho no tampo do fogão

A mesa do fogão deve ser higienizado com um pano limpo e esponja macia umedecida com detergente neutro e água. Na etapa final da limpeza passe um pano macio e seco na superfície do fogão.

Tome cuidado com os detalhes em aço inox

Fogão em aço inox requer um cuidado redobrado na hora da limpeza. Para remover a gordura, o mais indicado é usar água morna e um limpador com amônia, para evitar manchas de água. Outa dica é usar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool. Em caso de manchas de dedos no fogão, um limpador de inox resolve o problema.

Forno também é importante

Mesmo que não seja usado com frequência, o forno deve ser limpo pelo menos a cada quinze dias. E no momento da limpeza não se deve limpar os detalhes de borracha com produtos de limpar forno, pois eles podem corroer o acessório. O ideal é limpar essas partes apenas com esponja macia e água. Evite usar esponja de aço.

Dicas extras para mandar bem na limpeza do fogão

  • Na hora de limpar o fogão, verifique se ele foi retirado da tomada e se a válvula de gás foi desligada, isso ajudará a evitar acidentes e choques.
  • A palha de aço só deve ser usada em último caso e mesmo assim com todo cuidado, pois elas arranham o fogão. Evite também as escovas duras.
  • Evite usar produtos abrasivos como removedores, saponáceos ou materiais à base de soda cáustica.
  • Para saber se o fogão está devidamente limpo, observe a coloração da chama. Se ela estiver azul está limpo, se estiver amarelada é possível que os queimadores ainda estejam sujos.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: