Topo

Lista esclarece dúvidas comuns sobre como congelar alimentos - veja

Comente

Mesmo se tratando de uma prática comum na cozinha, o congelamento (e o descongelamento) de alimentos ainda gera muitas dúvidas no dia a dia. Por isso separamos algumas respostas sobre as dúvidas mais comuns para que você possa aproveitar melhor essa prática em seu cotidiano. Confira!

As maiores dúvidas sobre congelar alimentos

É seguro “recongelar” alimentos depois do descongelamento?

Sim, desde que o descongelamento seja feito corretamente. Quando o alimento é descongelado, ele passa por um aumento de temperatura, isso faz com que ele esteja mais propenso e exposto à contaminação por bactérias. O ideal, portanto, é descongelar dentro da geladeira e não em água quente ou sob a pia.

Os nutrientes dos alimentos diminuem no congelamento?

Sim, mesmo quando os alimentos são congelados da forma correta eles perdem alguns nutrientes por ficarem longos períodos expostos a baixas temperaturas. Porém, os alimentos que perdem menos propriedades são os legumes, por isso conserve seus legumes sem medo com essa técnica.

Os alimentos congelados vencem?

Sim, mesmo congelados os alimentos possuem prazo de validade. Apesar de o congelamento ser uma ótima opção para conservação, o ar presente nas moléculas dos alimentos faz com que eles oxidem, ainda que estejam em temperaturas tão baixas. Uma boa dica para aumentar a validade dos alimentos e ajudar na conservação é limpar o freezer quinzenalmente.

Outras dicas e informações úteis sobre congelamento de alimentos

Fique atento ao prazo de validade de alguns alimentos:

  • Carne bovina sem gordura dura em média de 9 a 12 meses;
  • Carne bovina com gordura dura em média 2 meses;
  • Frango dura em média 12 meses;
  • Lula, camarão, lagosta, marisco, mexilhão e filé de peixe em posta duram em média 3 meses;
  • Carne de porco dura em média 6 meses;
  • Linguiça e salsicha dura em média 2 meses;
  • Bacon dura em média 2 meses;
  • Presunto e tender dura em média 4 meses;
  • Hambúrguer dura em média 3 meses;
  • Aves duram em média 3 meses;
  • Frutas duram em média de 8 a 12 meses; e
  • Vegetais duram em média de 8 a 12 meses.

Leia também:

Qualquer alimento pode ser congelado?

Sim, todo alimento pode ser armazenado no freezer, entretanto, alguns podem sofrer modificações no processo, podendo sofrer alterações em sua consistência, textura e até mesmo o sabor.

Isso inclui, por exemplo, a carne moída, que com o processo de congelamento acaba cristalizando e perdendo nutrientes e a cor avermelhada. Outros casos são os dos pudins e manjares à base de milho, que sofrem alteração nas propriedades.

Além destes, tem a batata e demais tubérculos que sofrem com a perda de textura e sabor, enquanto na maionese, o óleo se separa dos demais ingredientes e ela perde toda a textura.

Qual é a melhor embalagem para armazenar os alimentos congelados?

Os alimentos podem ser armazenados em recipientes, papel-alumínio e plástico-filme. Mas a melhor forma de armazenar alimentos é em saquinhos de plástico, dessa maneira é possível retirar o ar dos alimentos com facilidade e, consequentemente, preservar sua validade. Procure armazenar sempre em porções para facilitar na hora de descongelar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: