A Jabuticaba é uma das frutas típicas mais conhecidas no Brasil, e nessa época do ano é muito fácil encontrar uma jabuticabeira com troncos e galhos cobertos pela fruta.
E o detalhe é que além de ser uma boa opção para se saborear in natura, a fruta também pode ser usada para fazer drinques e licores, podendo até render acompanhamento de carne suína e aves, como frango assado e codornas.
Entre as opções para consumo da fruta, estão também as formas de geleia ou calda, onde o alimento pode ser combinado com queijos, dos mais neutros aos mais intensos. O toque azedo e doce da fruta também forma uma boa combinação com sashimi.
Nessa versão o peixe carapau tem a pele tostada antes de ser fatiado. Na hora de servir, as fatias do peixe são colocadas em uma cestinha de batata-doce com geleia de jabuticaba por cima.
A jabuticaba pode ser usada ainda no preparo de sopas frias, e isso usando até mesmo as cascas e as sementes. Também é uma boa em uma entrada combinada com queijo derretido com jabuticabas em calda. E aproveitando que estamos na época da jabuticaba, apresentamos na sequência outras dicas de como tirar proveito dessa saborosa fruta. Confira!
Dicas de conservação e consumo da jabuticaba
Compra e conservação da jabuticaba
Se você gosta de jabuticaba, é hora de aproveitar a época para compra uma boa quantidade, já que o preço está em baixa. O melhor é que você não precisa se preocupar com a conservação, pois ela pode ser congelada sem nenhum problema, ficando no ponto para o preparo de sucos e drinques mesmo após o fim da estação.
Na hora de escolher as jabuticabas, basta dar preferência para as que estão firmes e escuras. Quando morder a fruta, sua casca deve romper-se e estourar, se a fruta estiver muito dura na mordida, é sinal de que ainda está verde. A fruta pode ser consumida por inteiro, o que inclui a casca e a semente.
Conserve sua jabuticaba na geladeira para que ela dure por mais tempo. Procure lavar a fruta apenas antes de comer, isso minimiza os riscos dela estragar rapidamente. Quando ela é mal conservada e começa a fermentar, acaba ficando imprópria para consumo.
Leia também:
- Truques e dicas importantes para o preparo de frituras
- 5 estratégias inteligentes para acabar com as moscas de frutas
- Tipos de farinha e dicas para aproveitar melhor cada uma em suas receitas
Geleias, doces e sorvetes de jabuticaba
A fruta pode ser bem usada na culinária, principalmente quando se trata de sobremesa. Ela pode ser cozida com água e açúcar, com casca e tudo, se transformando assim em uma geleia saborosa.
A jabuticaba também pode ser batida no liquidificador e depois peneirada. O que sobrar das cascas e sementes pode ser levado ao forno baixo até o secamento, o resultado esperado é uma farofinha ácida e saborosa. A geleia pode ser usada no preparo de tortas doces, e combinando com amoras e a geleia, tudo fica mais fino e delicado.
A fruta também pode ser usada em preparo de caldas e xaropes, combinada com pudins, flans e sobremesas geladas, podendo ser usada até no preparo de sorvetes cremosos e picolés. No interior, é tradição usar a furta para preparar licor com cachaça: a bebida fica perfumada, doce e com uma acidez agradável, sendo um ótimo prato como aperitivo.
Comentários (0) Postar um Comentário