Topo

Jabuticaba: dicas e truques para você aproveitar melhor a fruta

Comente

A Jabuticaba é uma das frutas típicas mais conhecidas no Brasil, e nessa época do ano é muito fácil encontrar uma jabuticabeira com troncos e galhos cobertos pela fruta.

E o detalhe é que além de ser uma boa opção para se saborear in natura, a fruta também pode ser usada para fazer drinques e licores, podendo até render acompanhamento de carne suína e aves, como frango assado e codornas.

Entre as opções para consumo da fruta, estão também as formas de geleia ou calda, onde o alimento pode ser combinado com queijos, dos mais neutros aos mais intensos. O toque azedo e doce da fruta também forma uma boa combinação com sashimi.

Nessa versão o peixe carapau tem a pele tostada antes de ser fatiado. Na hora de servir, as fatias do peixe são colocadas em uma cestinha de batata-doce com geleia de jabuticaba por cima.

A jabuticaba pode ser usada ainda no preparo de sopas frias, e isso usando até mesmo as cascas e as sementes. Também é uma boa em uma entrada combinada com queijo derretido com jabuticabas em calda. E aproveitando que estamos na época da jabuticaba, apresentamos na sequência outras dicas de como tirar proveito dessa saborosa fruta. Confira!

Dicas de conservação e consumo da jabuticaba

Dicas de conservação e consumo da jabuticaba

Compra e conservação da jabuticaba

Se você gosta de jabuticaba, é hora de aproveitar a época para compra uma boa quantidade, já que o preço está em baixa. O melhor é que você não precisa se preocupar com a conservação, pois ela pode ser congelada sem nenhum problema, ficando no ponto para o preparo de sucos e drinques mesmo após o fim da estação.

Na hora de escolher as jabuticabas, basta dar preferência para as que estão firmes e escuras. Quando morder a fruta, sua casca deve romper-se e estourar, se a fruta estiver muito dura na mordida, é sinal de que ainda está verde. A fruta pode ser consumida por inteiro, o que inclui a casca e a semente.

Conserve sua jabuticaba na geladeira para que ela dure por mais tempo. Procure lavar a fruta apenas antes de comer, isso minimiza os riscos dela estragar rapidamente. Quando ela é mal conservada e começa a fermentar, acaba ficando imprópria para consumo.

Leia também:

Geleias, doces e sorvetes de jabuticaba

A fruta pode ser bem usada na culinária, principalmente quando se trata de sobremesa. Ela pode ser cozida com água e açúcar, com casca e tudo, se transformando assim em uma geleia saborosa.

A jabuticaba também pode ser batida no liquidificador e depois peneirada. O que sobrar das cascas e sementes pode ser levado ao forno baixo até o secamento, o resultado esperado é uma farofinha ácida e saborosa. A geleia pode ser usada no preparo de tortas doces, e combinando com amoras e a geleia, tudo fica mais fino e delicado.

A fruta também pode ser usada em preparo de caldas e xaropes, combinada com pudins, flans e sobremesas geladas, podendo ser usada até no preparo de sorvetes cremosos e picolés. No interior, é tradição usar a furta para preparar licor com cachaça: a bebida fica perfumada, doce e com uma acidez agradável, sendo um ótimo prato como aperitivo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: