Topo

Truques e dicas importantes para o preparo de frituras

Comente

Todos sabem que a fritura está longe de ser o melhor alimento para quem deseja ter uma vida saudável, mas a verdade é que, para muita gente é simplesmente impossível resistir a um salgadinho ou frango frito.

E pois bem, saiba que é possível preparar as frituras de uma forma que ela fique menos gordurosa e não traga tanto malefícios assim à saúde. A seguir você confere algumas dicas importantes para preparar as frituras sem deixá-las oleosas.

Dicas para o frituras

Dicas para o frituras

Entenda o básico da fritura

Antes de começar uma fritura, você precisa entender pelo menos o básico do que acontece com o seu alimento nesse tipo de preparo. E a verdade é que, quando um alimento entra em contato com o óleo quente e passa a liberar a água que possui, essa água se transforma em vapor de rapidamente e às vezes até de forma violenta, causando assim as bolhas no óleo.

Esse é o efeito básico que ocorre com a fritura e que garante que o alimento ficará crocante. E quando ele é frito na temperatura correta, sua água evapora e isso deixa o alimento sequinho, do contrário o resultado será um alimento murcho e gorduroso.

Não tenha medo

Na hora de fritar um alimento, é importante não ter medo. Para evitar acidente o ideal é colocar o alimento na gordura e não jogar de uma determinada altura, até porque isso aumenta os riscos de acidentes com a gordura quente.

Pode até parecer errado aproximar a mão da da gordura quente, porém, essa é a melhor forma de evitar acidentes, uma vez que a gordura não irá espirar para fora da panela.

Leia também:

Itens básicos para preparar fritura

Para preparar uma boa fritura, primeiro escolha qual será o prato a ser preparado, e se for necessário tempere e deixe tudo pronto para levar o alimento ao óleo. E lembre de deixar separado uma travessa forrada com papel toalha, para que ele possa absorver a gordura da fritura.

Também é bom separar uma escumadeira, com ela você poderá retirar o alimento do óleo quente sem pegar excesso de gordura. Outro item interessante é um termômetro de fritar, algumas pessoas conseguem fritar apenas olhando a evolução da gordura enquanto é aquecida, mas até que você se sinta confortável e já tenha habilidade com o preparo, o ideal é ter esse item, pois assim saberá a hora certa de colocar o alimento na gordura sem deixá-lo encharcando na gordura.

Temperos

Alimentos fritos podem ser temperados com sal tanto na hora do preparo, quanto polvilhando após a fritura, tudo vai depender do tipo de alimento que está sendo preparado.

Há quem prefira também colocar pouco tempero e deixar para ter um sabor a mais apenas no molho que vai acompanhar o prato. Não se esqueça que alimentos fritos devem ser servidos após o preparo, se não murcham e perdem a crocância.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: