Todos sabem que a fritura está longe de ser o melhor alimento para quem deseja ter uma vida saudável, mas a verdade é que, para muita gente é simplesmente impossível resistir a um salgadinho ou frango frito.
E pois bem, saiba que é possível preparar as frituras de uma forma que ela fique menos gordurosa e não traga tanto malefícios assim à saúde. A seguir você confere algumas dicas importantes para preparar as frituras sem deixá-las oleosas.
Dicas para o frituras
Entenda o básico da fritura
Antes de começar uma fritura, você precisa entender pelo menos o básico do que acontece com o seu alimento nesse tipo de preparo. E a verdade é que, quando um alimento entra em contato com o óleo quente e passa a liberar a água que possui, essa água se transforma em vapor de rapidamente e às vezes até de forma violenta, causando assim as bolhas no óleo.
Esse é o efeito básico que ocorre com a fritura e que garante que o alimento ficará crocante. E quando ele é frito na temperatura correta, sua água evapora e isso deixa o alimento sequinho, do contrário o resultado será um alimento murcho e gorduroso.
Não tenha medo
Na hora de fritar um alimento, é importante não ter medo. Para evitar acidente o ideal é colocar o alimento na gordura e não jogar de uma determinada altura, até porque isso aumenta os riscos de acidentes com a gordura quente.
Pode até parecer errado aproximar a mão da da gordura quente, porém, essa é a melhor forma de evitar acidentes, uma vez que a gordura não irá espirar para fora da panela.
Leia também:
- 5 estratégias inteligentes para acabar com as moscas de frutas
- Tipos de farinha e dicas para aproveitar melhor cada uma em suas receitas
- 7 dicas para achar o ponto ideal do açúcar para glacês, caldas e caramelos
Itens básicos para preparar fritura
Para preparar uma boa fritura, primeiro escolha qual será o prato a ser preparado, e se for necessário tempere e deixe tudo pronto para levar o alimento ao óleo. E lembre de deixar separado uma travessa forrada com papel toalha, para que ele possa absorver a gordura da fritura.
Também é bom separar uma escumadeira, com ela você poderá retirar o alimento do óleo quente sem pegar excesso de gordura. Outro item interessante é um termômetro de fritar, algumas pessoas conseguem fritar apenas olhando a evolução da gordura enquanto é aquecida, mas até que você se sinta confortável e já tenha habilidade com o preparo, o ideal é ter esse item, pois assim saberá a hora certa de colocar o alimento na gordura sem deixá-lo encharcando na gordura.
Temperos
Alimentos fritos podem ser temperados com sal tanto na hora do preparo, quanto polvilhando após a fritura, tudo vai depender do tipo de alimento que está sendo preparado.
Há quem prefira também colocar pouco tempero e deixar para ter um sabor a mais apenas no molho que vai acompanhar o prato. Não se esqueça que alimentos fritos devem ser servidos após o preparo, se não murcham e perdem a crocância.
Comentários (0) Postar um Comentário