Preparar receitas de pratos à base de massas não é algo exatamente simples para uma pessoa inexperiente na cozinha, afinal, atualmente existe uma enorme variedade de massas disponível no mercado e sempre com nomes que também não costumam ajudar muito os mais desavisados.
Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista que mostra as características de cada um dos principais tipos de massa disponíveis no mercado. Confira!
Entenda as diferentas entre as massas mais comuns nos pratos dos brasileiros
Espaguete
A massa espaguete, que é uma das mais conhecidas no Brasil, tem a característica de ser longa, fina e redonda. Tradicionalmente essa massa é preparada com molho de tomate.
Farfalle
A massa farfalhe também conhecida como gravatinha ou borboleta, possui um formato de laço. Normalmente suas extremidades são plissadas e o meio estreito. Ela pode ser servida com molho à base de manteiga, queijo ou óleo.
Leia também:
- Entenda os benefícios e veja as diferenças entre os tipos de feijão mais comuns do mercado
- Aprenda engrossar o caldo do feijão e outros imperdíveis truques de cozinha
- Entenda a diferença entre os diversos tipos de arroz disponíveis no mercado
Fusili
Apelidada oportunamente de “parafuso”, a massa fusili é conhecida por seu formato espiral. Devido às suas curvas e cavidades ela pode ser acompanhada com molhos encorpados.
Argolinha
A argolinha é evidenciada por sua característica fina, pequena e em formato de anel. Esse tipo de massa costuma ser útil ao preparo de sopas, podendo acompanhar também molho de tomate leve ou saladas.
Bucatini
A massa bucatini é fina e de formato alongado, o que acaba lembrando o tradicional espaguete. A diferença é que essa massa possui um furinho no meio do fio, o que a ajuda a absorver melhor o molho e a torna ideal para acompanhar o pesto.
Cabelo de Anjo
A massa “cabelo de anjo” ou “aletria”, como também é chamada, possui formato alongado e tiras finíssimas, o que a torna particularmente especial para o preparo de sopas.
Canelone
A canelone, além das paredes grossas tem um formato tubular bem espesso, o que a torna única. Em função de sua abertura larga a massa pode ser recheada com carne ou queijo, o resultado é excelente.
Capeletti
Confundida por vezes com a ravióli, a massa capeletti funciona muito bem quando recheada com carne, queijo ou frango. Vale ressaltar que ela se apresenta em formato de trouxinha, enquanto o ravióli é achatado como um pequeno pastel.
Gemelli
A massa gemelli possui esse nome por possuir suas tiras de massa enroladas umas nas outras.
Lasanha
A massa de lasanha é larga e pode ser tanto lisa quanto com pequenas estrias nas extremidades. Ela é excelente para acompanhar diferentes tipos de molhos, especialmente aqueles com base de queijo, tomate e carne.
Nhoque
A massa nhoque é aquela curta e arredondada. Ela é usada geralmente para acompanhar o preparo de batatas e molhos encorpados.
Penne
A massa penne se apresenta em tamanho mediano, possuindo paredes grossas, formato de tubo e extremidades cortadas na diagonal. Ela pode ser encontrada em dois tipos, sendo eles o de superfície lisa, que é indicado para acompanhar molhos cremosos, e o de superfície riscada, que é indicado para acompanhar molhos à base de óleo.
Comentários (0) Postar um Comentário