Topo

Feijoada - Como Preparar Feijoadas?

Comente

De acordo com a cultura brasileira, a feijoada é um prato oriundo dos tempos da escravidão. Naquela época, os senhores, donos dos escravos, rejeitavam as partes dos porcos que não eram consideradas nobres para o consumo, e doavam todos os restos que eram inutilizados para os seus escravos. Os serviçais, então, aproveitando as partes que lhes eram oferecidas, criaram este prato bastante peculiar; o feijão preto acrescido às partes do porco, formando a mistura numa deliciosa feijoada, hoje bastante conhecida na culinária brasileira.

Os principais ingredientes da feijoada:

Existe um mito que classifica a feijoada como um prato difícil de fazer, o que não é verdade. O segredo está na escolha dos itens que serão utilizados no preparo. É muito importante, então, que todos os alimentos sejam selecionados cautelosamente.

Os ingredientes básicos são:

Feijão preto; costelinha de porco; carne seca; carne de porco defumada; paio; linguiça calabresa; linguiça cabanossi; costela de porco; pé de porco; rabo de porco; orelha de porco e bacon.

É muito importante retirar toda espécie de nervo e gordura das carnes, limpando-as ao máximo. A costelinha deve ser bem magra, retirando toda a gordura calórica.

O tempero é um item determinante. Ao preparar a feijoada, é necessário agregar vários tipos de tempero às carnes, pois elas são as responsáveis pelo gosto da feijoada quando pronta. Os condimentos que não podem faltar, de forma alguma, são: alho, sal, pimenta do reino preta, louro e azeite.

Combinações com feijoada:

Segundo nutricionistas, a feijoada nunca deve ser ingerida sozinha. O indicado é fazer algumas combinações, como por exemplo, acrescentar arroz branco e couve crua. Outra sugestão bastante comum é agregar à feijoada farofa de ovos e azeitonas. No entanto, a salada é sempre a melhor opção, pois é leve e quebra o excesso de caloria da própria feijoada. Como há uma grande variedade de folhas, pode-se criar saladas diferentes. Uma dica bastante saborosa é salada de tomate, alface e espinafre.

Opções de combinação não faltam para acompanhar este delicioso prato! Aproveite e faça a sua!




Comentários (1) Postar um Comentário

lusia Bernardes comentou:

Como preparar uma feijoada deliciosa?lu


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: