Topo

Erros de cozinha que fazem seu gás durar menos

Comente

Economizar é tudo que boa parte dos brasileiros deseja, especialmente em tempos de crise, certo? O fato, porém, é que são poucos os que se atentam para os pequenos detalhes capazes de proporcionar uma real economia.

O que comprova isso é que embora existam muitas maneiras de reduzir o consumo do gás de cozinha, apenas uma pequena parcela da população se atenta para esse detalhe, seja por ignorância ou mesmo por desinteresse.

Mas e você, já pensou como seria bom conseguir estender um pouco o prazo de duração do seu botijão de gás? Isso não poderia resultar em uma economia considerável a médio prazo?

Se sua resposta foi sim para uma das perguntas, temos boas notícias: apresentamos a seguir uma lista que mostra erros comuns que ao serem evitados na cozinha podem contribuir com uma maior duração do gás.

Erros de cozinha que comprometem a duração do gás

Dicas para o gás durar mais

Escolha errada da boca do fogão

Com a pressa de preparar o alimento mais rápido, muita gente acaba colocando as panelas diretamente nas maiores bocas do fogão. Com isso boa parte do calor da chama nem chega a alcançar o fundo da panela, já que acaba se perdendo nas laterais. Ao cometer esse erro, a tendência é que haja desperdício de gás.

Deixar de tampar as panelas

Esquecer as panelas destampadas durante o preparo dos alimentos é mais um erro que tende a resultar em desperdício de gás. Isso porque o vapor que poderia ajudar no cozimento dos alimentos acaba se dispersando no ar.

A dica então é manter as panelas tampadas durante o preparo para aproveitar melhor o calor proporcionado pelo vapor.

Leia também:

Usar pouco a panela de pressão

Muita gente usa a panela de pressão como um último recurso, mas isso pode ser um erro. Isso porque esse tipo de panela tende a cozinhar os alimentos a uma temperatura maior, consumindo assim menos tempo e consequentemente uma quantidade menor de gás.

A dica então é optar pelo uso da panela de pressão sempre que possível e usar somente as que possuem o selo de aprovação do Inmetro. Além disso, é importante certificar-se de que a válvula de alívio está desobstruída e a borracha de vedação em bom estado.

Não dar a devida atenção às chamas

O ideal é que as chamas do fogão apresentem uma coloração azulada. Isso porque a chama amarelada pode ser sinal de que os queimadores estão sujos e desregulados, o que acaba aumentando o consumo de gás.

A dica então é procurar manter os queimadores sempre limpos, lavando-os bem com água e detergente. Além disso, é bom só coloca-los no fogão depois que estiverem completamente secos.

Não comer sempre no mesmo horário

Pode parecer que não, mas o simples fato de uma família ter o horário da alimentação desregulado pode resultar em um maior consumo de gás. Isso porque quem chega para comer fora do horário tende a requentar o alimento, o que acaba resultando em um consumo extra de gás.

Ficar abrindo o forno

Sim, abrir o forno muitas vezes também pode influenciar na duração do gás. A dica nesse caso então é evitar esse tipo de prática enquanto estiver assando algo. Também é importante diminuir o volume da chama sempre que o forno atingir a temperatura desejada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: