Topo

Aprenda reverter erros de culinária comuns no dia a dia

2.80 / 5 - 5
Comente

Nem mesmo as pessoas mais experientes na cozinha estão livres de cometer erros básicos na hora de preparar um prato, certo? O que muitas vezes diferencia um experiente de um iniciante, no entanto, é sua capacidade de contornar os obstáculos para assim conseguir apresentar um resultado satisfatório à mesa.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista que mostra truques e dicas para ajudar você a contornar erros que são comuns no preparo de certas receitas. Confira!

Dicas para corrigir erros na hora do preparo dos pratos

Molho queimado

Molho queimado

Todos que já trabalharam em uma cozinha já queimaram em algum momento o molho de determinada receita, certo? Isso é até comum considerando, mas sempre irrita e causa certo desespero em quem enfrenta a situação.

Nesses casos é importante ter calma, até porque não adianta desesperar. Nesses momentos tudo o que se deve fazer é salvar o que for possível do molho e colocá-lo em outra panela, evitando raspar a parte queimada. Depois basta adicionar uma pitada de açúcar à receita para retirar a acidez.

Salvando creme de leite

Creme de leite

Fazer chantilly em casa é bem melhor do que comprar pronto, já que o sabor fica bem mais gostoso. O fato, porém, é que se bater o creme de leite de mais ao invés de chantilly a consistência fica quase que a de uma manteiga.

Ao perceber que o creme batido virou uma talhada ao invés de um alimento com picos firmes, a dica é adicionar colheres de creme de leite fresco e misturar à mão com um batedor de arame. Isso vai ajudar a recuperar a firmeza do chantilly e salvar sua sobremesa.

Molho branco

Molho branco

Para preparar aquele molho branco saboroso em casa, é importante cozinhar a farinha de trigo e a manteiga primeiro para só depois adicionar o leite e os temperos. Agora, se o leite for despejado de uma só vez o molho também pode ficar empelotado.

O segredo para um molho lisinho, portanto, é adicionar o leite aos poucos e sem parar de mexer para que ele não venha a empelotar. Se mesmo assim ele criar pequenas pelotas, a dica é bater ele no liquidificador ou mixer, ou ainda passar tudo por uma peneira fina para remover os grumos.

Consertar o bolo

Consertar o bolo

Se seu bolo acabou ficando solado na hora de assar, infelizmente nada poderá salvá-lo a essa altura. Mas para não desperdiçar o bolo preparado, a dica é usar a massa para preparar outro alimento – ele pode, por exemplo, servir de base para um pavê.

Agora se o problema for ter colocado a cobertura no bolo ainda quente, não há razão para pânico. É só esperar o bolo esfriar por completo e em seguida passar uma nova camada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: