Topo

Entenda a diferença entre as principais bebidas à base de café

Comente

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, seja em sobremesas no dia a dia ou em lanchonetes e cafeterias durante um encontro casual com amigos. Para quem busca se refrescar, a opção natural é experimentá-la gelada, mas o modo mais tradicional em que é servida é mesmo o quente, que serve para relaxar ou manter o sono distante.

O detalhe, porém, é que além do café preto tradicional, existe também uma série de variações em que o café pode ser apreciado. Você provavelmente já ouviu falar do capuccino e do latte, certo? Esses são dois dos tipos de preparo mais comuns, e como são muito parecidos, muita gente eventualmente acaba até os confundindo.

Só que você não tem motivos para se preocupar, porque depois desse artigo você vai entender perfeitamente as diferenças entre esses e outros tipos mais comuns de bebidas à base de café, dessa forma não cometerá equívocos na hora de escolher o que mais lhe agrada. Confira!

Tipos de bebidas preparada com café para você apreciar

Cappuccino

capuccino

O nome cappuccino, tem origem na cor da bebida, que remete à coloração dos hábitos de frades capuchinhos. No modo mais tradicional, ela é composta de um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite, sendo servido em uma xícara grande. Algumas pessoas incrementam a bebida adicionando canela ou chocolate em pó, o que dá um sabor extra à mesma.

Latte

latte

A bebida latte normalmente é preparada com uma dose de café expresso e duas vezes sua medida de leite quente, sendo que também tem a espuma adicionada por cima. A textura do café latte, no entanto, é menos cremosa se comparada ao cappuccino, mas é totalmente natural confundir as duas.

Leia também:

Macchiato

cafe-macchiato

A palavra macchiato em italiano significa manchado, o que explica bem porque a bebida leva esse nome. O café macchiato normalmente é preparado com café expresso manchado com uma pequena camada de espuma de leite em cima.

Mocha

cafe-mocha

A bebida mocha normalmente é preparada com café expresso, calda de ganache de chocolate, leite vaporizado e espuma de leite. O nome da bebida também pode ser escrito com K no lugar do ch, ou seja moka. O título remete a uma região do lêmen no Oriente Médio, sendo uma região importante em produção de café.

Pingado

pingado

Esse é um dos preparos mais famosos da bebida, sendo muito encontrado em padarias. O pingado é exatamente o oposto do preparo do mocha, já que é feito com apenas um pingo de café em um copo americano com leite quente, o que explica como surgiu o nome.

Média

cafe-media

Essa bebida possui o preparo bem parecido com o pingado, estando muito presente no café da manhã e tarde de muitos brasileiros. Seu preparo vai de acordo com seu nome, ou seja, os ingredientes possuem a mesma medida, sendo metade café e metade leite, podendo por vezes contar com a adição de espuma de leite. A bebida também é servida em copo americano.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: