Topo

Dicas simples para você conservar melhor suas frutas e vegetais

Comente

Comprar alimentos frescos é sempre muito bom, afinal, além de você se beneficiar de uma quantidade maior de nutrientes, pode consumi-los enquanto estão no auge do sabor, por assim dizer. A desvantagem, porém, é que eles estragam com muita facilidade e nem todo mundo sabe exatamente o que fazer para mantê-los frescos.

Pensando nisso separamos algumas dicas de como manter seus alimentos frescos por mais tempo com alguns truques. A primeira e talvez mais importante dica é, se possível não compre alimentos perecíveis em grande quantidade, assim conseguirá armazenar facilmente e evitará desperdícios.

Dicas e truques para preservar melhor os alimentos frescos

Banana

conservar-banana

Algumas pessoas têm o costume de separar a banana em porções para o dia a dia, mas esse é um grande erro. As bananas devem permanecer unidas o máximo de tempo possível.

Outra dica é enrolar as hastes da fruta em filme plástico, e só tirar uma banana por vez na hora de comer. Dessa forma você conseguirá manter a banana fresca por uns cinco dias extras.

Maçã com batata

maca-com-batata

Ninguém gosta de ver a batata germinando, pois isso é sinal que ela já não está mais fresca. Por isso nossa dica para que a batata não germine é que você armazene em um saco junto com uma maçã. O gás que a maçã libera faz com que a batata permaneça fresca por mais tempo e não germine.

Leia também:

Mantenha a maçã longe de outras frutas e vegetais

maca-separada

O gás etileno que a maçã libera é muito bom para conservar a batata, porém, pode ser muito ruim para os demais vegetais e frutas. Por isso mantenha a maçã longe da bacia de frutas, coloque-as em um saco plástico fechado e armazene-as na geladeira.

Lavar morango com vinagre

morango-vinagre

Os morangos são caros na maior parte do país e estragam com facilidade, mas é possível prolongar um pouco mais sua vida útil. Para isso basta usar uma xícara de vinagre diluído em três copos de água e lavar os frutos com essa mistura antes de guardá-los na geladeira.

Isso ajuda matar os esporos de fungos e bactérias que geram o mofo. Mas lembre-se de secar bem o fruto antes de guardá-lo.

Tomate

tomates

Não armazene tomate na geladeira, isso faz com que ele perca a consistência, sabor e suculência. Em vez disso, armazene-os em temperatura ambiente em um local fresco e escuro, o mesmo deve ser feito com cebolas e batata

Ervas

ervas

Comprar ervas frescas é algo muito bom, pois elas dão sabor e aroma especial ao prato, só que elas murcham com muita facilidade, e deixar na geladeira também não ajuda muito.

Por isso uma das dicas mais comuns é a de tratar as verduras como se fossem flores, usando a quantidade necessária e armazenando o restante em um copo com água próximo da janela ou em outro lugar ventilado.

Apesar disso, existe um método muito mais eficiente e interessante, que é o de congelar as verduras com azeite. Nesse caso a dica é picar as ervas e colocá-las dentro de uma bandeja de cubos de gelo, despejando em seguida o azeite por cima e levando ao congelador. Dessa forma as ervas podem durar meses, e para usar basta colocá-las na panela quente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: