Topo

Dicas para economizar no gás de cozinha

Comente

Com sucessivos aumentos do preço do gás de cozinha, que entre os anos de 2016 e 2018 aumentou mais de 24%, ao menos 1/5 das famílias brasileiras passou a cozinhar utilizando utensílios como lenha ou carvão. De acordo com pesquisas divulgadas pelo IBGE ao menos 14 milhões de brasileiros ou 3 milhões de residências nos últimos dois anos evitam utilizar o gás de cozinha.

Dicas para economizar no gás de cozinha

Para evitar este tipo de gasto, que pesa no bolso de qualquer pessoa, iremos indicar algumas alternativas interessantes para que você possa economizar significativamente no gás de cozinha.

Atenção deve começar na compra do fogão

No momento de realizar a compra de um fogão, é interessante escolher um que possua maior nível de eficiência, já que este consegue reter mais calor no interior do forno, e desta forma preparar alimentos de forma mais rápida.

Os queimadores precisam estar sempre intactos

Veja também:

Procure frequentemente desmontar o local das bocas do forno, e as lave com esponja, água e sabão para evitar entupimentos e consequentemente desperdícios.

A chama deve estar sempre bem azul

Existem alguns botijões de gás que não possuem grande qualidade e possuem a chama de coloração diferenciada, que inclusive escurecem as panelas. O gás de cozinha de qualidade possui sua chama bem azul. Caso a chama esteja amarela é interessante buscar por auxílio de um profissional para realizar a devida manutenção.

Use a boca maior do fogão

Para você utilizar a boca maior do fogão e não gastar tanto gás, procure utilizar sempre panelas de tamanhos grandes, desta forma você irá gerar uma maior economia.

Invista em panelas adequadas para a quantidade de comida que irá produzir

Procure ter cuidado na hora de utilizar as panelas, utilizar por exemplo, uma frigideira de tamanho grande para fritar somente um ovo, irá provocar o gasto desnecessário do gás de cozinha.

Utilize tampa nas panelas sempre que possível

Ao cozinhar, procure utilizar as tampas nas panelas evitando assim a dispersão de calor dos alimentos, tornando assim o cozimento mais rápido.

Use papel alumínio para preparar alimentos no forno

Procure utilizar este material para assar alimentos no forno, retirando apenas no final para dourar. A parte brilhosa do alumínio deverá ficar sempre voltada para o alimento, de forma que seja possível refletir o calor e assim cozinhar o conteúdo mais rápido.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: