Topo

Dicas essenciais para montar sua cozinha da melhor forma possível

Comente

Quem vai montar ou reformar a cozinha, naturalmente tem o desejo de deixar o ambiente o mais prático, funcional e moderno quanto possível. O problema, porém, é que nem sempre é fácil fazer tudo funcionar tão bem quanto o esperado. Sabendo disso então, decidimos apresentar a seguir algumas dicas que podem ajudar. Veja!

Dicas para montar e organizar a cozinha

Fogão

Fogão

A montagem da cozinha começa antes da compra. Por isso, antes de investir dinheiro no fogão é bom medir certinho o espaço que será ocupado por ele, dessa forma fica mais fácil escolher o modelo que se encaixa no perfil desejado. O mesmo vale para a geladeira.

Segundo especialistas, na atualidade o ideal é um fogão de cinco bocas, pois a boca maior no centro ajudará no preparo de receitas opulentas como, por exemplo, a moqueca. Dito isso, é bom saber também se o modelo a ser escolhido escolher produz uma chama forte, alguns preparos requerem chama potente.

Panelas

Panelas

Para quem vai direcionar uma quantia considerável de dinheiro para as compras de panelas, o melhor é investir na aquisição de panelas de ferro, que são as mais caras e pesadas, especialmente aquelas que possuem cobertura de inox ou cerâmica.

Panelas esmaltadas ou em cerâmica demandam cuidado redobrado para não lascar o material. Agora, independente o tipo de panela escolhida o ideal é que ela possua fundo grosso, pois essas são as que distribuem o calor de maneira uniforme.

Um jogo de panela completo deve conter:

  • Panela de pressão;
  • Espagueteira;
  • Caçarolas de tamanhos diferentes;
  • Frigideira antiaderente;
  • Chaleira;
  • Chapa de ferro para uso no fogão, sendo lisa ou ondulada; e
  • Cafeteira.

Facas

Facas

A faca é um utensilio de escolha pessoal, afinal, tudo depende do tamanho da mão e da força de quem vai manuseá-la. O modelo padrão de uma faca de cozinha é o de 8 polegadas, mas o mais importante é escolher uma marca confiável, ainda que o investimento seja maior. Uma boa faca pode durar por um longo período de tempo.

Vale dizer que as facas de inox só são uma boa escolha quando bem cuidadas. Elas devem ser lavadas com a parte macia da bucha e secadas imediatamente após o uso, principalmente depois do uso em alimentos ácidos.

Leia também:

Um jogo de faca básico de modo geral deve conter:

  • Faca grande de 8 a 10 polegadas;
  • Faca pequena para cortes de frutas, legumes e retirada de cascas;
  • Faca grande serrilhada, para corte de pão; e
  • Uma pedra de amolar, para afiação de facas.

Tabuas

Tabuas

Seja de madeira, bambu ou plástico, é importante ter uma tábua de corte em casa. Especialistas acreditam que a de bambu é a mais higiênica, e é importante ter uma tábua para cada tipo de alimento, tais como peixes, carnes, legumes e frutas. O objetivo é evitar a mistura de cheiro, sabor e bactérias.

Eletrodomésticos

Eletrodomésticos

E por fim temos os eletrodomésticos, que também são fundamentais na cozinha. Uma lista básica de eletrodoméstico para uma cozinha funcional deve conter: um aparelho que ao mesmo tempo seja mixer de mão, processador e fouet que encaixe no mesmo motor. Esse tipo de aparelho ajuda poupar esforço no preparo dos alimentos. Outros itens indispensáveis são:

  • Um liquidificador potente, com copo de vidro – estes são resistentes a altas temperaturas e não pegam cheiro – e com lâmina que possa ser retirada para limpeza;
  • Espremedor; e
  • Micro-ondas.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: