Topo

Erros que as pessoas cometem com a esponja de cozinha e podem prejudicar a saúde

Comente

A esponja de cozinha deve ser bem cuidada, uma vez que é com ela que você higieniza seus utensílios de cozinha usados no preparo dos alimentos. Só que não basta apenas trocá-la quando necessário, também é preciso cuidar dela para que não haja proliferação de bactérias e fungos, o que eventualmente pode colocar a saúde em risco.

Sabendo disso, listamos a seguir alguns erros comuns que as pessoas cometem em relação à esponja e que podem ser prejudiciais. Confira!

Maiores erros no cuidado com a esponja de cozinha

Maiores erros no cuidado com a esponja de cozinha

Usar uma única esponja para todos utensílios da cozinha

Procure separar mais de uma esponja para a cozinha, evitando assim a contaminação cruzada. Um exemplo: se você usar a mesma esponja que lavou uma tábua de madeira para lavar os copos e pratos, está passando para eles todas as bactérias que estavam presentes na tábua. Então reserve uma só para lavar a tábua de corte, principalmente para corte de carne.

Lavar louça com sabão

Você sabia que nem o sabão em barra nem o na versão liquida possui característica bactericidas? Isso significa que, ao usá-lo ele poderá passar bactérias para esponja e consequentemente para as louças. Para evitar esse tipo de problema a dica é usar apenas detergente para lavar as louças, evitando sabão em barra ou líquido.

Leia também:

Guardar a esponja sobre o sabão

A maioria das pessoas guarda a esponja ainda molhada em cima do sabão após o uso. Para evitar a contaminação, no entanto, o ideal é lavar a esponja após o uso, enxaguar bem para retirar toda espuma e depois armazenar em um local seco para que escorra o restante da água presente, de modo que ela fique completamente seca, pronta para novo uso.

Esquecer de desinfetar

Para evitar contaminação a esponja de cozinha deve ser desinfetada diariamente. A foma mais simples para desinfetar a esponja é colocá-la em um recipiente com água fervente por três minutos.

Outra forma é imergir a esponja em uma mistura de duas colheres de sopa de água sanitária com um litro de água, deixe de molho em imersão por dez minutos, depois enxágue e retire toda umidade e deixe secar em local que não seja úmido.

Demorar para trocar de esponja

De acordo com especialistas, o ideal é trocar a esponja de lavar louças toda semana. E o grande erro das pessoas é acreditarem que a esponja ainda está em boas condições e continuar usando por muito mais tempo que o recomendável.

Reutiliza a esponja

Outro erro muito comum é pegar a esponja que não será mais usada na cozinha para usá-la em outra parte da casa, como na área de serviço ou banheiro. Cada parte da casa deve ter uma única esponja, não se deve reutilizar a de um lugar em outro. Isso ajuda evitar contaminação, levando bactérias para outras partes da casa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: