Topo

Dicas e truques para comprar e preparar o camarão

Comente

Para quem gosta de peixes e frutos do mar, o camarão é uma ótima opção. Mas ele é um animal que demanda um certo cuidado tanto na compra quanto na limpeza antes do preparo, até porque, a ausência de uma higienização adequada pode até levar a pessoa a comer as fezes do mesmo. Dito isso, mostramos a seguir algumas dicas que podem te ajudar na próxima compra e até mesmo na hora do preparo e conservação do camarão. Confira!

Dicas de cozinha: compra e preparo do camarão

Dicas e truques para comprar e preparar o camarão

Como retirar a casca do camarão 

Uma forma muito simples de remover a casca do camarão é escaldar com água quente e um pouco de vinagre ou limão. Mas não se esqueça que esse processo pode dar uma leve cozida no alimento. Quando fizer esse processo, não se esqueça também de guardar as cascas dos camarões em um saquinho e congelar, dessa forma poderá usá-los para preparar um caldo caseiro para risotos, entre outros pratos.

Como camuflar o cheiro de camarão

Se você se incomoda com o cheiro do cozimento de camarão, a dica é colocar um talo de salsão na água do cozimento, isso vai camuflar o odor.

Descongelamento

Veja também:

Uma forma de descongelar o camarão de forma rápida é colocar o mesmo em um saco plástico fechado e mergulhá-lo em uma tigela com água em temperatura ambiente até que comece a descongelar. Depois leve-o à geladeira novamente para que termine de descongelar de forma segura. Outra dica é descongelar os camarões em uma peneira dentro da geladeira, evitando que fiquem grudados.

Hora de limpar o camarão

Quando for limpar o camarão o ideal é deixá-lo em uma panela com água e gelo, dessa forma ele se mantem congelado, evitando a contaminação.

Fritura e cozimento

Na hora de fritar ou cozinhar os camarões fique atento à coloração, pois assim que eles ficar com a coloração em tom rosado é o momento certo de fazer a cocção. Evite também adicionar sal antes da cocção, pois isso faz com que o camarão perca umidade.

Como comprar camarão

Quem não conhece muito sobre camarão, deve acreditar que só exite o tipo rosado, mas na prática a coisa não é bem assim. Da mesma forma que acontece com os peixes, existem várias espécies de camarões e diferentes colorações, tais como: castanho-esverdeado, cinzento-azulado, rosa-acastanhado a laranja, rosa ou mesmo vermelho-pálido.

Agora que você sabe que existem camarões de diferentes cores, não se prenda escolhendo apenas os rosados e procure outros sinais que indiquem que o camarão está fresco. Veja as dicas:

  • O cheiro do camarão deve ser bem suave, assim como o cheiro do mar.
  • Fique atento à casca também, ela deve ser brilhante e estar grudada ao animal. Se estiver se soltando é sinal de que não está fresco. E não se esqueça que ao comprar dois quilos de camarão com casca, ao retirar a casca sobrará apenas um quilo.
  • Se estiver procurando um camarão saboroso, sempre comprar com casca, uma vez que ao ser congelado com casca ele perde boa parte do sabor.

Agora se na sua região não tiver camarões frescos disponíveis, a dica para comprar é apalpar a embalagem do camarão a fim de verificar se está bem firme.

Congelamento do camarão

Para armazenar os camarões congelados, eles podem estar tanto crus quanto cozidos, a duração é de cerca de três meses.

Caldo de Camarão

Como dito a cima, se deseja preparar caldo ou risoto de camarão, procure comprar aqueles que possuem casca, pois é com a casca que você vai preparar o caldo de camarão.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: