Topo

8 coisas que fazemos ao acordar que podem prejudicar a saúde

Comente

Muita gente nutre o costume de cuidar da saúde apenas ao sair de casa, evitando usar banheiros público, usando álcool em gel, entre outros cuidados. O detalhe, porém é que se esquecem dos cuidados dentro da própria casa, e a prova disso é que algumas pessoas colocam a saúde em risco ao acordar e nem percebem. Veja a seguir o que você faz ao acordar que pode estar prejudicando sua saúde.

Equívocos que as pessoas cometem ao acordar e que podem prejudicar a saúde

Ativar o botão soneca 

apertar botão soneca no despertador para dormir mais

Quando você ouve o despertador tocar e automaticamente aperta o botão de soneca, sem perceber faz mal ao próprio corpo. Isso ocorre porque o corpo humano fica com um sono fracionado, que não possui boa qualidade, o que faz com que o corpo acredite que pode fazer isso. De acordo com especialistas, o correto é acordar no horário programado assim que o despertador tocar e não dormir por mais alguns minutos.

Lavar os cabelos com água quente

Lavar cabelos com água quente chuveiro faz mal

Mesmo no inverno, evite lavar os cabelos em água muito quente, uma vez que ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimular a produção de sebo e favorecer a oleosidade, além de inibir o crescimento dos fios. Segundo especialista, o ideal é que a lavagem dos fios seja realizada em temperatura menor que 25 graus e, preferencialmente, em dias alternados.

Pular o café da manhã

Não tomar café da manhã ir trabalhar sem tomar café faz mal

Veja também:

De acordo com inúmeros estudos, pular o café da manhã faz com que a pessoa tenha quatro vezes mais chance de se tornar um obeso se comparada com quem não deixar de fazer a primeira refeição do dia. Isso porque o café da manhã é responsável por ativar o corpo, as células e enzimas, produzindo maior queima de calorias e gorduras.

Além do mais, o fato de tomar café da manhã também ajuda a proteger contra doenças, uma vez que pular essa refeição pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Quando se pula o café da manhã a pessoa fica com mais fome ao final do dia, fazendo com que coma mais e vá em busca de alimentos calóricos.

Escovar os dentes com muita força

8 coisas que fazemos ao acordar que podem prejudicar a saúde

Muitas pessoas acreditam que, para deixar os dentes limpos é necessário colocar força na hora da escovação, mas não é assim que a coisa funciona. A limpeza dos dentes deve ser realizada sem força, pois esse hábito além de causar recessão da gengiva, pode provocar desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é escovar os dentes com movimentos circulares, suaves e curtos.

Usar toalha de pano

Usar toalha de pano para secar as mãos faz mal

De nada adianta lavar bem as mãos se for enxugá-las em toalha de pano, que já foi usada várias vezes por diferentes pessoas. Na verdade esse hábito é pior do que ficar sem lavar as mãos. Quando a toalha de pano é mantida úmida em um ambiente sem sol, torna-se o local ideal para proliferação de bactérias e fungos. Por isso procure ter sua própria toalha ou use papel descartável para enxugar suas mãos.

Esfregar os olhos

Esfregar os olhos faz mal

Você sabia que esfregar os olhos frequentemente aumenta as olheiras? Isso acontece pelo fato de irritar a região, pois a melanina funciona como uma proteção, que fica acumulada na região afetada. Devido a isso, as pessoas que possuem tendência genética de ter olheiras devem evitar esfregar os olhos com frequência.

Dar a descarga com a tampa da privada levantada

Dar descarga com tampa do vaso levantada faz mal

Quando a descarga é acionada, algumas gotículas de água suja podem se espalhar pelo banheiro e até na roupa sem que você perceba. Isso é algo muito prejudicial à saúde, pois, esse líquido pode conter bactérias intestinais, que se espalham e se depositam no ambiente. Por isso não se esqueça: da próxima vez, dê a descarga com a tampa abaixada.

Andar descalço pelo banheiro

Andar descalço no banheiro faz mal

Você já parou para pensar que o fato de andar descalço entre os ambientes é uma forma de espalhar microrganismos pela casa? Caso seu piso não seja limpo de forma adequada, isso pode ser um grande risco à saúde, principalmente porque o banheiro costuma ter bactérias fecais.

Além do mais, o fato do banheiro ser um ambiente úmido o torna o local ideal para proliferação de fungos, o que pode causar o pé de atleta. Por isso não se esqueça de lavar diariamente o banheiro com água e sabão e uma vez por semana usar desinfetante, além de usar chinelo dentro de casa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: