Topo

Dicas de cozinha: Tudo o que você precisa saber sobre os molhos

Comente

O molho de tomate sabidamente é um dos mais populares quando o assunto é culinária, certo? O fato, porém, é que ele está longe de ser o único interessante.

Com um pouco de pesquisa e disposição é possível ter à mesa molhos como o holandês, espanhol, bechamel e velouté, que podem ser preparados em grandes quantidades e depois temperados e aromatizados para que possam se tornar molhos compostos.

Vale ressaltar, que esses molhos mencionados fazem parte de uma categoria denominada de molho-mãe, que é por obrigação uma base necessária ao preparo do já referido molho composto.

Para se ter uma ideia mais prática, o molho bechamel, por exemplo quando misturado com o molho vermelho se torna o molho rosé. Interessante, não?

Agora, além de conhecer os diferentes tipos de molhos, também é importante saber com que tipo de alimento eles combinam, isso evita erros na horar de servir. Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas informações sobre alguns dos molhos mais importantes da cozinha. Veja!

Detalhes e dicas sobre molhos

Tudo sobre molhos

Molho de tomate

A popularidade deste é certamente justificável. Ele é o tipo de molho mais democrático da cozinha e que não demanda de medidas corretas, pelo que ser feita às cegas.

O alimento que possui uma textura mais rústica, é preparado geralmente com tomate maduro, alho, azeite de oliva e cebola. Ele funciona muito bem como acompanhamento de carnes e massas.

Leia também:

Molho bechamel

O molho bechamel é o famoso molho branco, mas ele pode se tornar outro tipo de molho dependendo a combinação de ingredientes. Ele possui uma textura mais suave e traz o leite como principal ingrediente. A dica para eliminar o sabor da farinha do molho é cozinhá-lo por pelo menos quinze minutos.

Molho espanhol

O molho espanhol é a base dos demais molhos escuros. O preparo do alimento se dá a partir do extrato de tomate com caldo de carne, merepoix e manteiga. Uma dica válida é procurar temperá-lo com um saquinho de gaze com ervas aromáticas e especiarias.

Molho velouté

O molho velouté é famoso especialmente por sua textura aveludada, o que acaba favorecendo seu uso como base de sopas. O preparo desse molho leva pimenta do reino, sal, loro, cravo-da-índia, cebola, caldo gelado de ave, manteiga e farinha.

Molho holandês

O molho holandês é um dos mais clássicos da culinária francesa e já bastante usado também em terras tupiniquins. Seu preparo se dá com vinagre de vinho branco, manteiga e gemas. E é com esse molho que são preparados o famoso ovo Benedict.

Molho demi-glacê

Apelidado por muitos de roti, esse molho é concebido a partir do molho espanhol, por sua vez feito com caldo de carne. A dica para preparar esse molho é deixa-lo reduzir à metade da panela para que fique com a coloração marrom intensa, bom aroma e mais encorpado.

Molho jus lié

Esse molho é um caldo de carne encorpado com amido de milho. Quando ele é servido com carne, o caldo que sobrou na frigideira é adicionado ao molho, para pegar o sabor da carne.

Molho vinagrete

O molho vinagrete está sempre presente em churrascos por um simples detalhe: ele funciona muito bem com a carne assada e a macaxeira. O alimento tem uma emulsão à base de vinagre e óleo e seu tempero leva pimenta e sal.

Molho coulis

A base desse molho é feita com purê de frutas ou legumes, sejam esses alimentos crus ou cozidos. No Brasil esse molho é mais conhecido como calda, que inclusive funciona bem com sobremesas.

Molho salsa

Esse é um molho tipicamente americano e bem apimentado. Seu preparo se dá com ervas, legumes e até frutas.

Molho chutney

Esse é um molho típico indiano, que possui uma textura de geleia, sabor picante e agridoce. O preparo desse molho leva açúcar, vinagre, vegetais cozidos e especiarias. Um dos mais conhecidos é o de manga.

Molho relish

E aqui temos mais um molho tipicamente americano, seu preparo é feito com tomates ou pepino macerado e um pouco de vinagre, que atribui o seu tom ácido.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: