Topo

Confira receitas de molho tomate caseiro para diversas receitas

Comente

Existem alguns itens da culinária que acabam sendo tão importantes que acabam se tornando a base de muitos pratos. O molho de tomate é um deles. Tão importante que acabou se tornando um preparo que pode ser comprado pronto em qualquer supermercado, de uma grande quantidade de marcas diferentes.

Mas, assim como a grande maioria dos itens industrializados que acabamos encontrando nas prateleiras dos supermercados e que tornam a vida mais fácil, os molhos de tomate também contam com uma série de itens desnecessários e que podem prejudicar nossa saúde. É o caso do bisfenol A, que é um conservante presente nos enlatados e que acaba sendo suspeito de causar uma série de disfunções hormonais.

A dica para quem quer fugir destes itens industrializados é preparar o seu próprio molho de tomate em casa. Eles podem ser feitos em grandes quantidades e guardados para utilização ao longo dos dias. Eles também podem ser congelados, o que aumenta consideravelmente o seu tempo de validade.

Veja também:

Confira algumas receitas de molho de tomate caseiros:

Confira receitas de molho tomate caseiro para diversas receitas

Molho de tomate clássico

Ingredientes:

- 500 gr de tomates para molho (aqueles redondos ou compridos e bem maduros);

- 1 cebola pequena;

- 1 cenoura pequena ou metade de uma cenoura média (serva para retirar a acidez do tomate);

- 1 pedaço de aipo;

- sal a gosto;

- 4 colheres de sopa de azeite;

- 3 ou mais folhinhas de manjericão;

Para fazer este molho, basta refogar no azeite a cebola, o aipo e as cenouras picadas, até que elas fiquem douradas. Coloque os tomates lavados e cortados, o sal e o manjericão. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o tomate fique cozido, cerca de 3 minutos. Coe o molho para que ele fique mais homogêneo:

Molho de frigideira

Ingredientes:

- 300 gr de tomates-cereja;

- sal a gosto;

- 3 colheres de sopa de azeite;

- 1 dente grande de alho inteiro (2 se pequenos);

- 1 folha de louro (opcional).

Essa é uma receita mais fácil e prática, que rende molho para cerca de 4 pessoa. Para fazer, basta dourar o alho inteiro no azeite, dentro de uma frigideira. Depois, coloque os tomates cortados ao meio e deixe-os cozinhar em fogo médio na frigideira aberta e com a folha de alouro seca para dar um sabor.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: