Topo

Confira algumas curiosidades sobre o dente siso

Comente

Dizem que o dente siso só surge para incomodar. Outras pessoas afirmam que este é o dente do juízo, e quando ele aparece é sinal de que as pessoas já estão prontas para enfrentar as questões da vida de uma forma mais responsável. O fato é que o dente siso, na grande maioria dos casos, precisa ser removido assim que surge.

Confira algumas curiosidades sobre o dente siso:

Confira algumas curiosidades sobre o dente siso

Eles realmente são inúteis

Sim, as pessoas que falam que este dente aparece apenas para incomodar estão cobertas de razão. Estes dentes já são completamente inúteis há muitos anos. Eles eram utilizados somente quando as pessoas eram caçadoras-coletoras e tinham que mastigar alimentos muito mais duros do que os encontrados hoje em dia.

Culpa do cérebro

Veja também:

Mas o problema não é apenas em relação ao dente. Eles poderiam ser completamente inúteis, e mesmo assim nascer em um local que não causasse grandes problemas. Mas a culpa foi do crescimento do cérebro. Isso acabou alterando o formato do crânio e prejudicou o posicionamento dos dentes, especialmente do siso.

Evolução

Uma boa notícia para as gerações futuras é o fato de que o dente siso está realmente com seus dias contados. De acordo com pesquisadores e cientistas, a tendência é que nossos corpos tendem a eliminar o dente do siso. Na escala evolucionária, se eu tivesse que prever o caminho, diria que provavelmente daqui a alguns séculos os dentes do siso serão uma das coisas que os humanos provavelmente não terão mais", opina o Dr. William McCormick, professor assistente de Clínica Médica da West Virginia University.

Quantidade depende

A maioria das pessoas acredita que terão quatro dentes siso que precisarão ser arrancados. Mas essa não é uma quantidade que se afirmam como presente em todos os casos. Existem aquelas pessoas que podem ter um, dois, três ou nenhum dos dentes do siso. Isso depende de questões genéticas.

Quanto mais cedo menor

A grande maioria dos especialistas afirmam que os dentes siso devem ser removidos o mais cedo possível, de preferência assim que eles nascem. Isso acontece por causa das raízes, que tendem a se tornar mais desenvolvidas com o passar do tempo e dificultar a remoção. Em determinados casos, os dentes do siso acabam desenvolvendo tantas raízes que sua remoção fica praticamente impossível.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: