Topo

Aprenda fazer molho de tomate caseiro com dicas simples e práticas

Comente

Molho de tomate é uma receita muito simples que pode ser a base ou mesmo o ingrediente principal de diferentes pratos. O detalhe é que muitas pessoas preferem comprar o molho industrializado, acreditando que o preparo do caseiro é muito trabalhoso, mas saiba que para preparar um delicioso molho caseiro tudo o que precisamos é de uma panela funda e um tempinho extra no dia.

A primeira dica para um delicioso molho caseiro é a escolha do tomate, quanto mais maduro estiver, melhor. Você pode até usar tomate enlatado ou misturá-lo com tomate fresco. Veja a seguir outras dicas para preparar um delicioso molho caseiro e também como conservá-lo.

Como preparar molho de tomate caseiro

Aprenda fazer molho de tomate caseiro com dicas simples e práticas

Ingredientes

A receita do molho de tomate é bem simples, tudo o que você precisa é: dois quilos de tomate pelado em lata, uma cebola picada, quatro dentes de alho picados, um maço de manjericão e meia xícara de azeite de oliva. Para preparar, refogue primeiro a cebola e o alho e em seguida acrescente o tomate e o manjericão inteiro.

Sem pressa

Veja também:

Não se pode ter pressa para essa receita. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar lentamente por um período de 40 a 45 minutos. Ele pode ficar pronto antes, por isso fique atento ao preparo. O ponto certo do molho é quando o azeite sobe à superfície, deixando uma camada brilhante.

Procure mexer o molho de vez em quando no momento em que ele ficar cozinhando em fogo brando, tudo para não grudar no fundo da panela. Outra dica é temperar com sal apenas quando faltar cerca de 5 minutos para o fim do preparo, se colocar o sal no início o molho vai ficando mais salgado na medida em que a água vai evaporando.

Acidez

Não coloque açúcar no molho para retirar a acidez, em vez disso, a dica é colocar uma cenoura picada no momento em que for refogar os temperos, isso ajuda a retirar a acidez sem interferir no sabor.

Você pode também trocar a cenoura por salsão. Vale ainda acrescentar um pouco do extrato de tomante no refogado antes de adicionar os demais ingredientes, pois ele também reduz a acidez.

Pequenos segredos

Na hora do preparo, procure quebrar o tomate aos poucos, há quem prefira bater o molho no liquidificador para deixá-lo liso, outros o passam por uma peneira. Mas o ideal é ir amassando os tomates com um garfo na medida em que vão cozinhando. Você pode também usar um batedor de arame, isso vai garantir a tonalidade vermelha do molho.

Tampar ou não a panela?

Há quem diga que ao cozinhar com a panela tampada o molho fica mais apurado, evitando que a água dos tomates evapore além da conta. Por outro lado, quem deixa a panela destampada diz que isso evita o sabor de defumado no molho. A verdade é que nesse caso não há uma verdade absoluta, você deve testar as duas formas para saber qual versão agrada seu paladar.

Temperos

Você também pode deixar seu molho com sabor diferente, podendo temperá-lo com tomilho, louro e manjericão, além de outros temperos de sua preferência.

Armazenamento

Quando armazenado em um pote com tampa, o molho de tomate caseiro pode durar até dez dias na geladeira ou até seis meses no freezer.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: