Topo

Tipos de queijo: conheça e entenda as diferenças entre 8 queijos italianos

Comente

Não são apenas o parmesão e a mozarela que são famosos na Itália. Embora esses sejam os tipos mais conhecidos pela maioria dos brasileiros quando o assunto é queijo italiano, a verdade é que existe uma grande variedade do alimento no país europeu.

De modo geral, dá pra arriscar dizer até que cada região italiana possui um tipo de queijo preferido, o que de certa forma é fantástico para os turistas que visitam o país, já que podem apreciar uma grande variedade de sabores.

E se você acha que queijo é tudo igual, é possível que mude de opinião até o final do artigo. Isso porque mostramos as principais diferenças e características de alguns dos tipos mais populares entre os italianos. Confira!

Tipos de queijos italianos e as características de cada um

Parmigiano Reggiano

parmigiano

Um dos queijos italianos mais famosos é o Parmigiano Reggiano, que vem basicamente do Norte e mais especificamente da região da Emilia-Romagna, incluindo as províncias de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna e Mantua. Esse queijo é preparado a partir do leite de vaca fresco e cru, sendo passando por um processo de maturação de 12 meses.

Vale enfatizar aqui, que um dos parâmetros de qualidade desse tipo de queijo em particular, é justamente o seu tempo de maturação, pois quanto mais longo, mais concentrado é também o seu sabor e valorização. Diante disso, é possível encontrar queijos com prazo maior que o tradicional, que pode chegar de 24 a até 28 meses e maturação. Para fabricação de um quilo de queijo são necessários 16 litros de leite.

Grana Padano

grana

Esse é mais um queijo produzido no norte da Itália, sendo um grande concorrente do parmigiano. Sua fabricação também se dá com o leite de vaca cru, mas ele fica com uma textura granulada e quebradiça. Seu nome “Padano”, tem relação com a sua região de origem.

O alimento procede do Vale do Rio Pó, um dos principais rios italianos e seu prazo mínimo de maturação também é de 12 meses. Da mesma forma que o Parmigiano, quanto maior a maturação, maior também é o seu valor.

Leia também:

Pecorino Romano

pecorino

Esse deve ser o queijo italiano mais antigo, sendo natural da região de Lazio, parte central da Itália, procedendo também da ilha da Sardenha. Diferente dos dois primeiros exemplos, esse é um queijo fabricado com leite de ovelha, de onde deriva seu nome “pecora” que quer dizer, ovelha em italiano.

O leite de ovelha é determinante para deixar o queijo com sabor mais intenso e levemente picante, e seu tempo de maturação é de pelo menos cinco meses.

Montasio

montasio

Aqui temos um queijo que nasceu em Friuli-Venezia Giulia ainda no século XIII, tendo surgido até onde se sabe, principalmente pelo fato de os monges beneditinos precisarem conservar o excesso da produção de leite de vaca na província de San Daniele.

O queijo Montasio é considerado uma excelente iguaria por sua qualidade e produção pequena, o que de certa forma explica o seu preço, que é bastante salgado, por assim dizer. O tempo de maturação do queijo pode ser de 2, 4, 10 e até 18 meses, podendo sofrer alteração em seu sabor e textura com o passar do tempo.

Gorgonzola

gorgonzola

Esse queijo é preparado a partir do leite de vaca cru, e sua principal característica é o mofo verde escuro que vem das culturas de Penicillum, inseridas no coalho. Sua produção vem de modo geral da Lombardia e Piemonte, e o tempo de maturação é consideravelmente curto, girando em torno de 50 a 80 dias.

Por ser um queijo fresco e cremoso, no entanto, ele deve ser mantido refrigerado, muito embora seja consumido em temperatura ambiente. Existem duas versões de gorgonzola, sendo a picamte a mais conhecida no Brasil, ela possui uma massa mais seca e firme e mofo mais escuro, sendo também sem casca.

Além dessa, há também a versão dolce, que possui sabor mais suave, massa mais cremosa e úmida e um mofo mais claro e menos presente, além de uma casca branca amarelada.

Taleggio

taleggio

Aqui temos o queijo que possui um odor bastante característico e sabor refinado, mas ele não agrada qualquer um. O queijo Taleggio é macio e cremoso, sendo proveniente das províncias de Bergamo, Lecco e Veneto, com produção espalhada pelos territórios da Brescia, Como, Cremona, Lodi, Pavia, Milão, Novara, Piemonte e Treviso.

Caciocavallo

caciocavallo

O queijo Caciocavallo vem do sul da Itália, e é mais um produzido com leite de vaca. Ele é moldado em pequenas bolas e sua maturação é realizada em água quente e em salmoura fria. Depois de amarrado é envelhecido por pelo menos 30 dias.

Mozarela

mozarela

Esse é o queijo italiano mais conhecido pelos brasileiros, sendo proveniente da região da Campânia, também ao sul da Bota, podendo ter nome diferente como Fior di Latte. O tipo é geralmente feito de leite de vaca e a Mozzarella di Bufala Campana é feita com leite de búfala. Seu nome Mozzarella vem do seu processo manual de “mozzatura”, que é usado para dividir as peças do queijo durante o preparo.

E então? Qual é o seu tipo de queijo italiano preferido? Tinha algum detalhe que você não sabia sobre esse icônico alimento? Fique à vontade para expressar sua opinião nos comentários.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: