Topo

Novelas brasileiras que foram inspiradas em livros e você provavelmente não sabia

Comente

O Brasil se tornou referência no que se diz respeito à produção de novelas – tanto que muitas são exportadas para serem exibidas em diferentes países. As tramas nacionais envolvem diferentes tipos de histórias, conflitos, dramas, relacionamentos, entre outras coisas que deixam a obra envolvente.

Diante disso, muita gente se pergunta: de onde os autores retiram tantas inspirações para boas histórias e personagens tão marcantes? Pois bem, saiba que a fonte de inspiração pode vir de diversos lugares, mas um elemento muito comumente utilizado como base para algumas novelas, é o livro.

Para ilustrar isso, relembramos a seguir algumas grandes novelas que foram inspiradas em obras literárias de sucesso. Confira!

Novelas que foram baseadas em livros

Escrava Isaura

A novela “Escrava Isaura”, inicialmente foi produzida pela Globo entre os anos de 1976 e 1977. Trata-se de uma adaptação do romance “A Escrava Isaura” de Bernardo Guimarães, criada pelo novelista Gilberto Braga, com direção de Herval Rossano e Milton Gonçalves.

Ciranda de Pedra

A novela “Ciranda de Pedra” foi produzida em 2008, pela Globo e foi inspirada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles. A trama foi escrita por Alcides Nogueira, com colaboração de Rodrigo Amaral, Mário Teixeira e Lucio Manfredi.

Cabocla

A novela”Cabocla” foi ao ar pela primeira vez na Globo em 2004. A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto.

Sinhá Moça

A novela “Sinhá Moça” foi ao ar Rede Globo pela primeira vez em 1986, ganhando um remake anos depois. A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e inspirada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes.

Tieta

Tieta foi exibida pela primeira vez entre 1989 e 1990. Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a trama foi livremente inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado.

Leia também:

Porto dos Milagres

A novela “Porto dos Milagres” foi criada pelos autores Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e exibida em 2001 pela Globo. A trama foi inspirada em dois livros de Jorge Amado, sendo eles: “Mar Morto” e “A descoberta da América pelos turcos”.

Gabriela

A novela “Gabriela” teve sua primeira exibição na Globo em 1975 e anos depois teve um belo remake. A trama foi escrita por Walter George Dust e teve como inspiração o romance “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado.

A Padroeira

A novela “A Padroeira” foi exibida entre 2001 e 2002 pela Globo. A trama foi escrita por Walcyr Carrasco e teve como inspiração o romance “As Minas de Prata”, de José de Alencar.

O Cravo e a Rosa

A novela “O Cravo e a Rosa” foi exibida na rede Globo em 2001. A obra foi escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, tendo como inspiração a peça teatral “A Megera Domada”, de William Shakespeare.

Éramos Seis

A novela “Éramos Seis” foi produzida pelo SBT em 1994. A trama é uma adaptação do romance homônimo de Maria José Dupré, sendo escrita pelos autores Sílvio de Abreu e Rubens Edwald Filho.

Brida

A novela “Brida” foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida em 1998. A obra foi escrita por Jayme Camargo, Sônia Mota e Angélica Lopes, com a colaboração de Ana Fadigas e Samy Wurman, tendo como inspiração o livro homônimo de Paulo Coelho.

Paixões Proibidas

A novela “Paixões Proibidas” co-produzida pela RTP e pela Rede Bandeirantes, exibida em 2006, foi escrita por Aimar Labaki, com colaboração de Fabio Torres e Mário Viana. Ela teve como inspiração três obras de Camilo Castelo Branco, sendo elas: “Amor de Perdição”, “Mistérios de Lisboa” e “Livro Negro do Padre Dinis”.

Essas Mulheres

A novela “Essas Mulheres” foi produzida pela Rede Record e foi ao ar em 2005. A trama foi escrita pelos autores Marcílio Moraes e Rosane Lima, com a colaboração de Bosco Brasil e Cristianne Fridman. A trama foi inspirada em 3 livros de José de Alencar, sendo eles: Senhora, Diva e Lucíola.

Os Miseráveis

A novela “Os Miseráveis” foi produzida pela TV Bandeirantes em 1967. Escrita por Walter Negrão, inspirada no romance homônimo de Victor Hugo.

Meu Pé de Laranja Lima

A novela “Meu Pé de Laranja Lima” foi produzida pela Rede Bandeirantes em 1998. A trama foi escrita por Ana Maria Moretzsohn na direção de Del Rangel e Giuseppe Oristânio, sendo inspirada no romance juvenil homônimo de José Mauro de Vasconcellos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: