Topo

Hábitos e alimentos que podem piorar as crises de gastrite

Dicas de saúde, alimentação saudável e bem estar, você pode conferir sempre aqui, no Click Grátis! Hábitos e alimentos que podem piorar as crises de gastrite
Publicidade
Comente

Quem sofre com a gastrite sabe perfeitamente o quão desgastante pode ser encarar o problema. Além da tradicional queimação na região estomacal, sintomas como dores abdominais, vômito, azia, perda de apetite e náuseas, estão na lista de incômodos proporcionado pelo mal.

Segundo especialistas, o problema se apresenta no corpo como uma inflamação que ocorre por causa da infecção ou erosão do revestimento do estomago, o que pode durar dias, meses ou até anos.

Diante disso, cabe àqueles que padecem com a doença a busca por informações relacionadas à formas de minimizar o problema ou até evitar piora nas crises.

Publicidade

E é com isso em mente, portanto, que a seguir listamos algumas dicas de alimentos e hábitos que devem ser evitados por quem não quer piorar o quadro do problema. Veja!

Os fatores que podem prejudicar quem tem gastrite

Ficar em jejum

Jejum

Ficar muito tempo em jejum pode ocasionar ou até piorar as crises de dores no estômago que surgem no decorrer do dia ou mesmo ao acordar. O ideal, portanto, é consumir alimentos saudáveis que tenham pouca gordura e que sejam de fácil digestão. A ingestão deve ser feita a cada três ou quatro horas sem pular nenhuma refeição.

Cafeína

Cafeína

Publicidade

Não existe nenhuma comprovação científica que evidencie a cafeína como responsável por desencadear crise de gastrite, mas ela irrita o trato intestinal independentemente da quantidade consumida.

Devido a isso, especialistas afirmam que pessoas com gastrite devem evitar o consumo de cafeína. E vale lembrar que ela não está presente apenas no café, mas também em chás, refrigerantes, chocolates, entre outros alimentos.

Leia também:

Cigarro e bebida alcoólica

Cigarro e bebida alcoólica

Qualquer tipo de bebida alcoólica, seja destilada ou fermentada, pode piorar o quadro de gastrite. Por isso é aconselhável a abstinência no consumo desse tipo de bebida durante a crise e no máximo o consumo moderado depois.

Quanto aos cigarros existem vários componentes na fórmula que são agressivos ao estômago. A lista inclui o alcatrão e a nicotina. Dito isso, conclui-se que quem consegue parar de fumar e beber tem maiores chances de se ver livre da gastrite.

Depressão, estresse e ansiedade

Depressão, estresse e ansiedade

O estresse, ansiedade e depressão também podem estar ligados ao aparecimento dos sintomas da gastrite, e isso sem contar que também tendem a ser responsáveis pela chamada gastrite nervosa. Isso ocorre pelo fato de o trato intestinal ser ligado diretamente ao sistema nervoso central.

Alimentos ácidos

Alimentos ácidos

Os alimentos ácidos também são grandes vilões de quem possui gastrite. Isso porque o problema tem ligação com a quantidade de ácido presente no estômago, pelo que quando há ingestão de alimento ácido, tudo se junta com o suco gástrico que é composto por ácido clorídrico, aumentando assim o risco de agravar uma inflamação existente.

O grupo de alimentos ácidos inclui as frutas cítricas como limão, laranja e o abacaxi, mas outros como um simples tomate também pode aumentar os problemas.

Frituras e embutidos

Frituras e embutidos

Alimentos gordurosos como frituras e embutidos também pode agravar os sintomas e trazer sensação de estufamento ou saciedade causada pela má digestão.

No caso dos gordurosos, eles levam mais tempo para serem digeridos e demandam mais enzimas para a digestão, o que acaba culminando com os sintomas mencionados. Já os embutidos, além de causarem problemas, também irritam o estomago por causa dos conservantes, pelo que devem ser evitados.

Temperos

Temperos

Sim, alguns temperos e condimentos também podem desencadear os sintomas da gastrite. A lista inclui os apimentados (com excesso do alho e da cebola e também do pimentão) e os temperos que possuem limão.

Vale dizer que os alimentos que irritam a mucosa da parede do estômago potencializam a inflamação, mas não são os causadores da gastrite, embora possam piorar o quadro e os sintomas.

Chicletes e balas

Chicletes e balas

Pessoas que já possuem uma pré disposição à gastrite pode sofrer com alguns sintomas ao chupar balas ou mascar chicletes. Isso acontece porque durante a mastigação antes da pessoa engolir os alimentos, o trato intestinal é preparado para recebê-lo.

No caso de chiclete a digestão é desencadeada mas não usada, o que acaba expondo à acidez tanto a mucosa do estômago, quanto o esôfago e intestino.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: