Topo

Dicas simples e práticas para reduzir o consumo de óleo no cardápio

Comente

A maioria dos pratos de nossa culinária demanda o uso de algum tipo de óleo, certo? O fato, porém, é que nos casos mais comuns o uso excessivo desse ingrediente pode se mostrar uma prática extremamente prejudicial à saúde, pelo que a redução no consumo tornou-se uma necessidade cada vez mais valorizada.

O problema, no entanto, é que nem todo mundo sabe exatamente como proceder para diminuir o uso do óleo no preparo dos alimentos, e é aí que entram as dicas que preparamos nesse artigo. Confira!

Truques e dicas para deixar o excesso de óleo no passado

Dicas de uso do óleo

Fritura de menos

De acordo com especialistas, a melhor forma de diminuir o consumo excessivo de óleo é cortando do cardápio as frituras feitas por imersão. A dica nesse caso é dar preferência a preparos grelhados assados ou cozidos.

Azeite de menos no refogado

Quando for refogar algo, use o mínimo de azeite possível. Ao refogar legumes, por exemplo, use o mínimo possível do produto, pois o alimento não demanda de muito óleo em seu preparo, uma vez que possui grande quantidade de água em sua composição.

Leia também:

Use papel vegetal

Quando for assar algo e perceber a necessidade de untar a forma, a dica é substituir o óleo por papel vegetal.

Panela antiaderente

As panelas antiaderentes possuem uma camada especial que não deixa os alimentos grudarem no fundo e nas laterais nem mesmo quando não se usa óleo no preparo. Devido a isso, ela é uma perfeita aliada na diminuição do consumo de óleo, uma vez que ajuda no preparo de grelhados, evitando a necessidade de frituras em imersão.

A água também pode ser útil

Usando a panela antiaderente, alguns alimentos como o filé de frango podem ser preparados sem o uso de óleo, e para facilitar no preparo a dica é usar um pouco de água.

Escolha o melhor

O óleo de coco possui diversas propriedades antioxidantes, por essa razão é considerado saudável. Esse óleo possui um sabor característico e pode ser usado em receitas até em substituição a manteiga, mas é necessário ficar de olho na quantidade, pois mesmo saudável ele ainda é um óleo.

Siga a receita

Se você está usando uma receita saudável, faça tudo que ela pede e meça cada ingrediente de acordo com a receita. Muitas pessoas não sabem, mas colocar um pouco a mais de óleo na receita pode tornar o prato mais calórico e até causar problemas de saúde a longo prazo.

Azeite com dosador

Eis aqui outra dica muito útil: usar azeites que possuem bico dosador. Isso evita o uso excessivo do item por puro descuido ao virar a embalagem.

Usar temperos é uma boa

Na hora de preparar a salada, a dica és optar pelo uso de diferentes temperos e não somente o azeite. O uso de ervas e limão é bem-vindo.

Papel toalha

Se exagerar na quantidade de óleo, o uso do papel toalha é uma boa opção para reparar o erro. Além disso, ao preparar uma omelete ou panqueca e for untar a frigideira, por exemplo, é bom usar o papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Variedade pode não ser uma boa

Na atualidade é comum encontrar informações sobre diferentes óleos que oferecem benefícios a saúde, mas para usufruir das vantagens desses óleos é importante consumir a quantidade correta.

Dito isso, para quem é acostumado com um tipo específico de óleo, a dica é buscar orientação nutricional antes de optar por outro tipo, pois o profissional poderá nesses casos levar em conta a real necessidade e o tipo de plano alimentar adequado ao caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: