Topo

Aprenda conservar alimentos naturais por mais tempo com essas dicas simples e práticas

5.00 / 5 - 1
Comente

Os alimentos naturais além de serem mais saborosos que os produtos industrializados, são ideais para quem deseja ter uma vida saudável. O fato, porém, é que na maioria das vezes esses itens possui um curto prazo de validade.

Em função disso, muita gente acaba optando pelo caminho mais fácil, recorrendo assim aos enlatados e embutidos. Felizmente, porém, para quem não quer colocar a saúde em xeque, existe uma saída.

Alguns pequenos truques de cozinha podem ajudar a aumentar o período de validade de determinados alimentos naturais e isso sem fazer com que eles percam suas propriedades. Para comprovar isso, apresentamos a seguir uma série de dicas nesse sentido. Confira!

Estratégias para conservar por mais tempo os alimentos naturais

Como conservar por mais tempo os alimentos naturais

O suco verde

O suco verde é muito usado por pessoas que estão em dieta, informações sugerem que ele ajuda a desintoxicar o organismo, contribuindo assim com a boa saúde do organismo. Apesar dos benefícios, no entanto, a durabilidade da bebida depois de pronta não costuma ser muito grande, pelo que, uma dica de conservação vem bem a calhar.

Nesse caso o truque é levar o produto ao congelador quando perceber que sua validade já está chegando ao fim. Quando congelado o suco tende a se manter conservado por mais tempo, assim você terá sempre o mesmo bem geladinho para consumir.

Vale dizer que os líquidos expandem quando são congelados, por isso é preciso deixar a tampa da garrafa aberta e evitar encher até a boca. Não é aconselhável também usar recipientes de vidro.

Leia também:

Preservar farinha de trigo

O trigo possui óleo, por isso ele pode azedar se for armazenado por muito tempo em temperatura ambiente. Para evitar o desperdício, procure guardar a farinha de trigo em um pote vedado dentro da geladeira. Lembre que o alimento não possui cheiro, então se notar algum odor no produto é sinal de que já não está bom para consumo.

Frutas vermelhas secas

A umidade faz com que as frutas vermelhas estraguem em menos tempo. Nesse caso, depois de lavá-, deixe a água escorrer até que elas fiquem bem secas, depois disso é só armazenar na geladeira ou congelar.

Fique atento para retirar algumas frutinhas estragadas ou pedaço podre entre as demais frutas, pois isso pode fazer com que as sadias estraguem mais rapidamente.

Alface no papel toalha

Envolver a alface em papel toalha fará com que ele absorva a umidade das folhas, evitando assim que o alimento murche com facilidade. Após envolver os itens com papel toalha, basta armazenar na geladeira que a alface ficará fresca e crocante por mais tempo.

Raízes no saco de pano

O calor e a luz fazem com que alimentos como batata, cebola e beterraba acabem germinando. Nesse caso o saco de pano é o mais indicado para armazenar esses produtos, já que ele não veda totalmente o ar e ainda veda bem a luz. Isso aumentará a duração do alimento.

Coloque grãos e castanhas em vidros totalmente vedados

A preocupação na hora de armazenar grãos e castanhas deve ser com a infestação de poeira, formigas e outros insetos.

Em face disso, o alimento deve ser armazenado em potes de vidro que não possuem abertura e não permitem a entrada de ar. Entre as melhores opções estão os vidros que possuem uma espécie de borracha entre o bocal e a tampa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: