Topo

6 erros que você pode estar cometendo com sua geladeira sem saber

Comente

Uma das formas mais simples e econômicas de ingerir comida caseira fresca é fazer um pré-preparo para congelar em porções.

Mas se o congelamento não for feito de forma correta ou se você não estiver usando seu freezer como deve, pode estar colocando seu trabalho a perder ou comprometendo a qualidade de seus alimentos.

Dito isso, é importante evitar alguns dos equívocos mais comuns no cuidado com a geladeira para aproveitar o melhor que ela tem a oferecer. A seguir você confere algumas dicas. Veja!

Erros comuns no uso do refrigerador

Erros comuns no uso do refrigerador

Colocar uma temperatura muito alta

Programar o freezer em zero grau ou menos é uma boa para quem quer armazenar alimentos congelados a longo prazo. Agora, se um alimento como sorvete estiver ficando muito congelado, a dica é armazená-lo na porta ou em local onde a temperatura não é tão fria. Deixar a temperatura muito alta quando precisa de alimentos conservados a longo prazo é um erro.

Deixar o congelador quase vazio

Um freezer cheio mantêm a temperatura fria melhor do que quando vazio. Isso acontece porque ao abrir a porta, os produtos congelados ajudam a manter a temperatura e ele não precisa de um trabalho maior para equilibrar a temperatura novamente, logo, deixá-lo com poucos alimentos é outro erro.

Não embrulhar alimentos de forma correta

Quando for armazenar alimentos em sacos plásticos, certifique-se de retirar todo ar para não comprometer o alimento. No caso de armazenar alimentos em potes, certifique-se de deixar o pote cheio, mas deixe um pouco de espaço caso o alimento venha se expandir ao congelar.

Em caso de comida pronta industrializada, o ideal é não armazenar na embalagem própria depois de aberta. Em vez disso, coloque em saco plástico ou potes.

Leia também:

Congelar alimentos por um longo período

Quando o alimento é armazenado por um período muito longo ele pode perder a textura, sabor e cheiro mesmo quando congelado. Por isso é importante etiquetar os alimentos para saber exatamente o prazo de validade.

Outra dica é colocar sempre os itens mais velho à vista e os mais novos mais escondidos, dessa forma você não tem desperdício de alimentos e nem corre o risco de comer algo fora da validade.

Congelar alimentos sem organização

Procure manter seu freezer organizado, sem ir apenas depositando coisas dentro dele. Em caso de hambúrgueres, frutas e outros alimentos pequenos, procure congelar primeiro dentro de uma assadeira, após congelados organize em sacos plásticos e empilhe de forma organizada polpando espaço para outros alimentos. Deixar de observar essas dicas tende a ser um erro.

Descongelar em temperatura ambiente

Jamais descongele aves, carnes e frutos do mar fora da geladeira, pois isso poderá trazer contaminação para o alimento antes mesmo dele descongelar. Em vez disso, procure descongelá-los na geladeira de um dia para outro ou no micro-ondas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: