Topo

7 tendências previstas para o universo gastronômico em 2017

Comente

Como tudo que há de novo nessa vida tem potencial para virar tendência, as novidades da gastronomia também não poderiam ficar de fora. E se no ano passado as grandes tendências foram os yogoberries, as paletas mexicanas e os food trucks, dentre outros itens que trouxeram sabor e diversidade ao paladar, para esse ano a lista inclui opções de pratos leves e naturais. A seguir mostramos quais devem ser as tendências do ano, de acordo com a opinião de especialistas. Veja!

Tendências de 2017 para o mundo da gastronomia

Bowls saudáveis

Seguindo a onda das saladas no pote, a nova tendência para 2017 devem ser as saladas na tigela, ou bowls saudáveis. As saladas são tão ricas em nutriente que podem substituir uma refeição completa, tendo os nutrientes necessários para repor as energias. A ideia é muito boa e prática para quem gosta de sair de casa com uma marmita pronta.

Jaca, substituta da carne vermelha

No ano passado, muita gente fez sucesso nas feirinhas gastronômicas pelo Brasil ao apresentar a coxinha de jaca. Percebeu-se aí que a fruta pode ser usada até em outros pratos, de modo que a tendência deve ser o uso da jaca como substituta da carne.

Se antes a jaca era vista como uma fruta pouco popular, portanto, em dia está se tornando a melhor amiga dos vegetarianos e até de quem quer reduzir a quantidade de carne na alimentação. Ela é rica em vitaminas e vem ganhando novos adeptos por possuir uma textura parecida com a do frango ou carne desfiada, possuindo ainda um sabor quase neutro, pouco adocicado.

Polvo

Já faz um tempo que o polvo vem se tornando popular na gastronomia brasileira, tanto que está sendo cada vez mais comum encontrá-lo no cardápio de restaurantes e bares mais despojados. Sua carne é um pouco mais doce e barata se comparada à de lula, mas, o fruto do mar tem tudo para ganhar mais espaço no prato brasileiro.

Empanadas

Alguns bares e restaurantes, principalmente em São Paulo, servem uma boa porção de empanadas. A empanada é um prato que consiste em uma massa fina, levemente queimada e recheada. Atualmente está cada vez mais fácil encontrar empanadas em qualquer canto do país, pois é uma das grandes tendências desse ano.

Leia também:

Cerveja ácida

A cerveja ácida é uma tradição na Bélgica. Conhecidas como ‘sour beers’, elas estão conquistando espaço por aqui e prometem ser a aposta cervejeira para 2017. Já é possível encontrar marcas nacionais que investem nesse tipo de bebida, o que inclui cervejarias mineiras e paranaenses.

O sabor ácido da bebida vem de frutas cítricas, como o cupuaçu, por exemplo, que tem como resultado um sabor ácido, refrescante, com aroma frutado e de coloração dourada, sem contar que não costuma ser amarga.

Cozinhar a vácuo

Um dos grandes sucessos do ano passado foi o slow cook, que para nós brasileiros, nada mais é que o cozimento feito na panela de pressão, de forma lenta, sem pressa, o que garante um alimento mais saboroso.

Aparentemente o conceito vai permanecer o mesmo, mas a nova moda é a técnica sous-vide, que, em francês, significar “sob vácuo”. Com essa nova técnica os alimentos são preparados em sacos plásticos fechados a vácuo em fogo baixo por mais tempo que o tradicional.

Como o alimento é embalado a vácuo, isso faz com que não perca sabores e umidade durante o preparo, obtendo proteção dos sabores, diferentemente do preparo onde há oxidação. Vale dizer, no entanto, que é necessário usar o plástico correto e apropriado para esse tipo de preparo.

Snacks saudáveis

Com a onda de vida saudável, os lanches mais leves e saudáveis ganharam um espaço especial na gastronomia. E ao que parece essa onda não vai mais sair de moda, por isso, uma boa alternativa na hora da fome é preparar snacks saudáveis de fácil preparo, como por exemplo, os chips de frutas e legumes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: