Topo

6 dicas para preparar ovos de maneira saudável

Comente

De acordo com especialista, o ovo é um alimento importante para o cardápio por ser rico em proteínas que ajudam no bom funcionamento do organismo, sendo ainda uma rica fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3.

Mesmo com tantos benefícios, no entanto, muitas pessoas têm medo de consumir o ovo com receio disso pesar na balança ou na saúde. A verdade, porém, é que é possível preparar o alimento de uma maneira saudável para obter o máximo de benefício dele. A seguir você confere algumas dicas nesse sentido. Veja!

Como fazer ovos de forma saudável

Dê preferência ao ovo cozido

Assim como outros alimentos, preparar o ovo de forma cozida elimina as gorduras prejudiciais à saúde, ao contrário do famoso ovo frito. Além do mais, ao ser preparado cozido, ele se torna menos calórico: para se ter uma ideia um ovo frito possui em média 107 calorias, enquanto o ovo cozido tem apenas 75.

Vale dizer que, consumir o ovo cru também não é recomendado, uma vez que você pode se contaminar com a bactéria Salmonela, mas não se preocupe, pois quando o ovo é exposto ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando assim o risco.

Coloque ovos na salada

Para deixar sua salada mais nutritiva e te proporcionar mais saciedade, procure acrescentar ovos à salada, deixando o prato rico em proteínas. Isso vai tornar a experiência de comer salada mais saborosa, pois o ovo dá um sabor a mais ao prato camuflando o sabor dos vegetais para quem não gosta.

Frite o ovo com água

Quando se fala em ovo frito, logo se pensa em muita gordura ou aquela manteiga saborosa, mas, embora a gordura até possa deixar o prato mais saboroso, a verdade é que ela pode ser também muito prejudicial à saúde. Isso significa que mesmo usando óleos vegetais como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, pode ser melhor evitar.

O motivo é que quando submetidos a muito calor, a maioria desses óleos passa a ser gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem. Mas para quem não resiste a um ovo frito, há uma solução: basta substituir o óleo, manteiga ou margarina por água.

Para isso basta colocar metade de um dedo de água na frigideira. Quando a água começar a ferver, é só quebrar o ovo e fritar como se fosse em óleo. Dessa forma seu ovo frito terá apenas 75 calorias, assim como o ovo cozido.

Leia também:

Acrescente legumes

Quando for preparar sua omelete, procure deixar ela mais saborosa e nutritiva recheando com tomate, cebola, cenoura, abobrinha, chuchu, entre outros legumes de sua preferência, que podem ser fatiados ou ralados. Sua omelete ficará mais saborosa e saudável e ainda irá gerar a sensação de saciedade de forma bem simples.

Omelete assada

Outra forma de deixar sua omelete ainda mais saudável é trocar o preparo pela frigideira com óleo pelo assado no forno, deixando de lado o óleo e manteiga. O preparo da omete é da mesma a forma, a única diferença será na hora de levar ao fogo, em vez de fritar, coloque a mistura em uma forma untada ou antiaderente e leve ao forno para assar.

Cuidados com a conservação

Tão importante como saber a maneira certa de prepara é saber conservar os ovos. Quando comprar os ovos, o ideal é armazená-los fora das embalagens de papelão, colocando em um recipiente e armazenando dentro da geladeira, preferencialmente na prateleira superior, que é a área mais refrigerada.

Isso ajuda eliminar todos os riscos de contaminação. Outra dica é lavar os ovos apenas no momento em que for usá-los, e não assim que chegarem do mercado. Isso porque com a limpeza você poderá destruir a camada que os protege contra bactérias, deixando-os mais susceptíveis à contaminação.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: