Topo

Possíveis causas para a queda de cabelo e dicas para evitar

Comente

Ficar careca ou calvo, na maioria das vezes é uma preocupação masculina, mas a verdade é que o problema da queda de cabelo também pode atingir muitas mulheres.

Embora seja normal qualquer pessoa perder uma certa quantidade de fios diariamente, se a queda de cabelo é excessiva e começa causar preocupações, o melhor é buscar auxílio com profissionais capazes de orientar quanto ao melhor caminho a seguir.

Isso porque os motivos para a queda de cabelo podem ser os mais diversos, de modo que um diagnóstico preciso se faz necessário. A seguir você pode conferir algumas das causas mais comuns e dicas de como proceder para evitar a queda de cabelo. Confira!

Eventuais motivos para queda de cabelo

Eventuais motivos para queda de cabelo

Estresse

Quando o corpo está sob estresse, pode haver uma certa instabilidade nos níveis de hormônios no corpo, e isso tende a afetar até a saúde de seus cabelos, prejudicando o ciclo do crescimento dos fios e causando eventualmente a temida queda. Para tratar esse problema o ideal é tentar baixar os níveis de estresse, seja praticando exercícios, ioga, ou mesmo o relaxamento.

Gravidez

Muitas vezes é até normal que após o parto o cabelo da mulher comece cair em quantidade um pouco acima do comum. Isso, em tese, acontece porque o pós-parto é um período de desgaste intenso no corpo feminino, onde também ocorre o desequilíbrio dos hormônios, capaz de levar à queda dos fios.

Nesse caso não é necessário recorrer a nenhum tipo de tratamento, pois dentro de seis ou doze semanas o corpo tende a se recuperar e assim o mais provável é que o cabelo volte ao normal.

Anemia

Quando o corpo sofre com anemia, é sinal de que ele está com deficiência de ferro no sangue e não possui glóbulos vermelhos o suficiente para carregar o oxigênio para todo o organismo. Isso significa que nessa situação, seu cabelo também tende a sofrer, o que se deve à já mencionada deficiência. Um dos sintomas da anemia é fraqueza, dores de cabeça e perda de cabelo.

Quem sofre com o problema deve recorrer a um médico para que ele faça um teste de sangue e forneça o diagnóstico de que realmente se trata de um caso de anemia.

De modo geral o profissional poderá indicar um procedimento a ser seguido também para combate à queda de cabelo, no entanto, alguns cuidados simples podem ser de grande valia, o que inclui, por exemplo, consumo de alimentos ricos em ferro, tais como peixe, carne vermelha, fígado e verduras. O médico também poderá receitar suplementos de ferro.

Leia também:

Rabo de cavalo apertado

Rabo de cavalo é um dos penteados mais usados por mulheres que desejam tirar os fios do rosto, mas esse penteado pode ser a causa da queda dos fios. Se o rabo de cavalo estiver muito apertado, é possível que você esteja colocando uma carga adicional nos folículos pilosos.

Isso também é muito comum em mulheres que usam tranças apertadas, como atletas que precisam usar o penteado diariamente. Para saber se seu rabo de cavalo ou trança está muito apertado, basta prestar atenção se sente dor no couro cabeludo.

Se não for possível deixar o cabelo solto, a dica é procurar deixar o rabo de cavalo menos apertado, já que do contrário pode haver perda permanente dos fios.

Baixa nutrição

Muitas mulheres sofrem com perda de cabelo devido a uma dieta pobre em nutrientes. E o cabelo é a parte mais difícil de nutrir no corpo, uma vez que ele é visto como um tecido não-essencial, sendo o último a receber os nutrientes.

De modo geral, os fios são compostos por proteínas, pelo que, é importante consumir proteínas para que ele receba a quantidade necessária ao fortalecimento. A dica é conversar com o médico ou nutricionista sobre a dieta para que ele possa ajudar na readequação do cardápio a fim de combater a queda de cabelo.

Uso frequente de aparelhos quentes

O uso frequente de chapinha, secador e babyliss causa muitos danos aos fios, causando também a queda. Esse tipo de procedimento ainda pode afinar consideravelmente os fios. A dica, portanto, é usar menos os aparelhos que aquecem, optando por penteados com os fios naturais e se possível o uso de protetores térmicos.

Grande perda de peso

Perder peso é naturalmente, o sonho de muita gente. O fato, porém, é que quando a perda de peso acontece de uma só vez, ou seja, em grande escala e em um curto período de tempo, o corpo entende que pode ter ocorrido um trauma físico, como se fosse uma cirurgia ou um parto, por exemplo.

Diante disso, o organismo pode reter nutrientes para os tecidos essenciais, negligenciando o cabelo. A dica é conversar com seu médico para saber como lidar com a questão.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: