Topo

6 maneiras de reaproveitar o pão de ontem em outras receitas

Comente

O pão, seja ele de forma ou mesmo francês, costuma fazer parte do café da manhã da maioria das famílias brasileiras, certo? O problema, porém, é que quando não é consumido no mesmo dia, ele pode acabar endurecendo, o que o torna desagradável para o consumo direto.

Mas isso não significa que você vai ter que descartar seu pão amanhecido. Existem muitas receitas que podem ajudar a aproveitar esse pão de ontem sem maiores problemas. E pra ilustrar isso, vamos apresentar a seguir algumas sugestões. Confira!

Dicas simples pra você usar o pão amanhecido na criação de novos pratos

Dicas simples pra você usar o pão amanhecido na criação de novos pratos

Pudim de pão amanhecido

Um ótimo truque para deixar o pudim mais firme é acrescentar pão amanhecido a receita. Essa é uma excelente opção para sobremesa de fins de semana e você pode encontrar uma boa receita facilmente pesquisando no próprio Google.

Rabanada

A rabanada é um prato típico do natal, mas ele não precisa ser apreciado apenas no final do ano. Trata-se de um doce à base de pão amanhecido e que pode ser degustado em todas as épocas do ano e não apenas quando o bom velhinho anuncia sua chegada.

Leia também:

Penne da Nonna

Sabe aquelas almondegas saborosas que só as vovós sabem preparar e que enchem a boca d’água só de pensar? Essas famosas almondegas levam pão amanhecido como um de seus ingredientes. O pão ajuda a dar liga à massa deixando um sabor agradável no prato, que pode ser usado como molho do macarrão penne.

Caesar Salad

Os croûtons nada mais são que pequenos cubos de pães amanhecidos fritos, que podem ser usados como acompanhamento de sopas, caldos e saladas como a caesar salad.

Bolo de banana

Um dos fins mais clássico para o pão amanhecido é transformá-lo em farinha de rosca para empanar salgados e carnes. Mas saiba que a farinha de rosca também pode ser usada como ingrediente para preparar um saboroso bolo de banana caseiro.

Açorda de bacalhau

A açorda de bacalhau é um típico prato em Portugal, é um tipo de sopa diferente que leva em seu preparo pão, bacalhau e caldo de legumes. E pra você não ter que procurar a receita em outro lugar, apresentamos a seguir a dica de preparo desse delicioso prato.

Para preparar uma porção de açorda de bacalhau você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de alho picado
  • 3 colheres de sopa de azeite virgem
  • 2 fatias de pão sem casca
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 2 colheres de sopa de tomate em cubos, sem pele e sem sementes
  • 150 gramas de bacalhau cozido
  • 300 ml do cozimento do bacalhau
  • 1 colher de sopa de favas
  • 1 gema
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Salsa picada a gosto
  • Coentro picado a gosto

Modo de preparo

Em uma travessa, coloque as fatias de pão com água ou caldo de legumes ainda quente. Deixe descansar até amolecer. Assim que o pão amolecer, refogue o alho no azeite, adicione o tomate, as favas, o pão demolhado e o caldo de bacalhau.

Misture esses ingredientes e deixe cozinhar por uns cinco minutos em fogo médio. Em seguida crescente o bacalhau, o vinagre, o sal e o coentro e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Prove e veja se o sal precisa ser corrigido e salpique a pimenta. Após finalizar o prato, sirva com a gema crua por cima e regue com um fio de azeite.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: