Topo

6 conselhos de cozinha que te ajudarão a evitar muitos erros

Comente

Quem se arrisca na cozinha está propenso a cometer alguns equívocos, mas isso não é ruim, afinal, é errando que se aprende e com a prática chegamos à perfeição. Mas é claro que também é possível aprender observando dicas e conselhos de quem já errou, reconheceu o erro e encontrou um meio de evitar que ele se repita.

Por isso mesmo, vamos mostrar a seguir uma série de dicas que são de grande utilidade nesse sentido. Veja!

Dicas para evitar equívocos na cozinha

Deixar que o macarrão cozinhe por completo na água


macarrao-cozinhar-agua

Muita gente acredita que a massa do macarrão deve ser totalmente cozida na água e em seguida misturada ao molho. Mas quando o molho ainda está quente, há o risco de a massa continuar sendo cozida.

O resultado disso é uma macarronada com massa muito mole. Para evitar esse problema cozinhe o macarrão até que fique 90% pronto, depois misture com o molho e termine de cozinhar a massa já com o molho.

Fazer tudo ao mesmo tempo

Fazer tudo ao mesmo tempo

O ato de cozinhar pode ser estressante e duradouro se você deixar para fazer tudo ao mesmo tempo, o que inclui separar as medidas e picar os temperos. Procure então, primeiro separar todos os ingredientes na medida certa e picar os ingredientes necessários e reservar, só depois inicie o preparo de sua receita, você vai ver que o tempo gasto será menor.

Apagar fogo do óleo com água

Apagar fogo do óleo com água

Você já esqueceu uma panela com óleo no fogo e depois percebeu que o óleo acabou entrando em combustão? Pois bem, o pior erro é jogar água para apagar esse fogo, pois isso tende a alimentar ainda mais a chama, podendo causar um acidente ainda maior.

Para apagar o fogo do óleo, a melhor coisa a se fazer é abafar a chama, para isso, primeiro deligue o fogo do fogão, depois jogue um pouco de sal ou bicarbonato de sódio, colocando em seguida uma tampa abafando o fogo da panela.

Leia também:

Não afiar a faca

Não afiar a faca

Muita gente acredita que quanto mais afiada a faca, maior o risco de acidente, mas é justamente o contrário, pois se a faca está afiada seu corte é mais preciso e demanda menor esforço. Por isso, tenha um afiador de facas em casa e o use toda vez que for utilizar a faca, fazendo seis cursos de cada lada da faca.

Mexer na panela o tempo todo

Mexer na panela o tempo todo

Quem não tem muita experiência na cozinha costuma ficar mexendo o tempo todo na comida no fogo com medo dela queimar ou grudar na panela. Mas isso é um erro, a menos é claro, que sua receita peça pra ficar mexendo o tempo todo.

Tentar pegar a faca caindo

Tentar pegar a faca caindo

Parece bobagem esse alerta, mas muita gente comete esse erro. Quando a faca da cozinha cai do balcão, mesmo sem pensar algumas pessoas têm o extinto de tentar pegá-la no ar, o que pode gerar um grave acidente. O ideal é deixar a faca cair e se afastar, é mais seguro pegá-la do chão depois, afinal, é só lavá-la antes de usar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: