Topo

3 facas indispensáveis para quem quer preparar um bom churrasco

Comente

Quando o fim de semana ou o feriado se aproxima, a primeira coisa em que muita gente pensa é em reunir amigos e familiares para um belo churrasco com bebida gelada. Apesar disso, não é todo mundo que sabe preparar um bom assado, e o pior de tudo é que para quem não tem habilidade, o churrasco pode acabar sendo comprometido.

E se engana quem pensa que para se fazer um bom churrasco basta escolher o corte de carne correto, um bom churrasqueiro sabe que além de uma boa carne, também é de suma importância a escolha do tempero ideal, uma grelha eficiente e por último, mas não menos importante, uma boa faca.

Com a escolha certa da faca, o bom churrasqueiro corta a peça da carne sem comprometer as fibras da mesma e sem deixá-la machucada. A primeira coisa que é preciso ter em mente nesse sentido é que ninguém jamais deve usar uma faca serrilhada para cortar a carne, e nem mesmo quando ela estiver no prato. O melhor é sempre usar faca com lâmina, pois as de serra esfarelam a carne.

Dito isso, vamos mostrar a seguir algumas dicas de facas que são simplesmente indispensáveis em um bom churrasco. Veja!

Facas ideais para evitar erros no churrasco

Faca de chef

Faca de chef

Essa é uma faca primordial para qualquer pessoa que deseja ser um bom churrasqueiro. Com a faca de chef é possível fatiar qualquer peça de carne que será usada em qualquer tipo de churrasco. Ressaltamos que não existe um tamanho padrão para esse tipo de faca, pelo que, o ideal é escolher uma com a qual o usuário se sinta mais confortável.

Esse tipo de faca não deve ser usado apenas no churras, ele também pode ser usado em outros preparos, já que é útil para picar legumes, verduras, por exemplo.

Faca de ofício

Faca de ofício

Esse tipo de faca não foi criado especificamente para cortes de carnes, mas ela pode ser uma boa aliada na hora de preparar um churrasco de frutas e legumes. Além disso, ela é muito boa para a desossa de pequenas aves e mamíferos.

Leia também:

Faca de desossa

Faca de desossa

Uma boa faca de desossa deve conter oito polegadas, sendo uma faca pequena muito indicada para a retirada do osso da carne. Esse tipo de faca possui a lâmina bem estreita o que facilita na hora de encaixá-la entre o osso e a carne, tornando o trabalho bem mais simples e rápido.

Chaira estriada

Chaira estriada

Outra coisa a que o churrasqueiro deve estar sempre atento é no corte de sua lâmina, a faca do churrasqueiro deve estar sempre com a lâmina afiada, evitando assim retalhar a carne. Para esse fim a dica é usar uma chaira, utensilio indicado para afiação da lâmina.

A mais indicada é a chaira com 10 a 12 polegadas, para que seu manuseio seja simples. Para afiar a lâmina, a dica é passar o gume da faca nos dois lados por toda extensão da chaira. Porem vale ressaltar que quando a faca é afiada por várias vezes dessa forma ela passa a perder o fio com mais facilidade, quando isso ocorrer o melhor é levar a faca para um amolador profissional.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: