Topo

6 molhos clássicos italianos que você tem que aprender a fazer

Comente

Todo mundo quer uma comida gostosa que seja simples de preparar e que não suje muitas vasilhas, certo? Pois isso não é impossível. Na hora de preparar o molho, por exemplo, basta seguir algumas tendências da cozinha italiana, como a macarronada, e não estamos falando em pegar sobras na geladeira para preparar o complemento pra massa, não.

Falamos de fazer o prato para comer com os clássicos molhos da gastronomia da Itália. E se você não sabe quais são essas opções de molho que estamos falando, a seguir poderá ter uma bela noção, pois mostramos alguns exemplos. Veja!

Molhos italianos que você pode fazer em casa

Alho, óleo e pimenta ou Aglio, Olio e Peperoncino

Alho, óleo e pimenta ou Aglio, Olio e Peperoncino

Essa é a famosa receita prática, pois tudo o que será necessário para o preparo é alho, azeite e pimenta. Mesmo com seu preparo simples, no entanto, o molho fica muito saboroso, podendo ser muito útil em dias em que você não está a fim de saborear o clássico molho de tomate ou deseja economizar um pouco na cozinha.

À Putanesca ou Alla Puttanesca

À Putanesca ou Alla Puttanesca

Reza a lenda que esse prato foi criando em cozinhas de cabarés italianos. Sendo verdade ou não, o fato é que ele foi criado a partir da bela combinação de tomate, azeitonas e anchovas, sendo este mais um prato gostoso que fica pronto em minutos.

À Carbonara ou Alla Carbonara

À Carbonara ou Alla Carbonara

O preparo dessa receita de molho também não é difícil, mas requer um pouco mais de atenção do cozinheiro, principalmente na quantidade de ovos adicionados à receita, o ideal é 1 inteiro e 1 gema por pessoa. O grande segredo para que o prato fique saboroso é ter em casa uma tigela de alumínio para bater os ovos de maneira ligeira e delicada, até a parte final do preparo quando ele será incorporado à massa e ao queijo.

Leia também:

Pesto de Manjericão ou Al Pesto di Basilico

Pesto de Manjericão ou Al Pesto di Basilico

O molho presto é uma receita simples e comum e deveria estar sempre presente na cozinha. Seu preparo leva manjericão fresco, pinóli e parmesão. Caso não encontre pinóli em sua região você pode substituí-lo por nozes ou castanha do Pará.

Queijo e Pimenta ou Cacio e Pepe

Queijo e Pimenta ou Cacio e Pepe

Este é um molho preparado à base de queijo derretido, não tem erro. No preparo do macarrão ao Cacio e Pepe você não precisa de muito mais do que queijo, pimenta e água para preparar um prato saboroso. Neste prato a dica é usar panela ou tigela de cerâmica, que mantém a temperatura, dessa forma o molho atingirá o ponto de emulsão. Do contrário, ele pode cozinhar de mais e ficar com aparência de chiclete.

À Gricia ou Alla Gricia

À Gricia ou Alla Gricia

Esse molho é preparado com pancetta e queijo, sendo estes ingredientes versáteis na cozinha. Neste caso, a combinação dos dois queijos vai render um molho muito saboroso para sua massa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: