Topo

Bandas famosas que já foram acusadas de copiar músicas de outros artistas

Listas, notícias e tudo sobre o mundo musical você confere sempre aqui no Click Grátis! Bandas famosas que já foram acusadas de copiar músicas de outros artistas
Publicidade
Comente

Originalidade ao que parece é algo que vem se tornando cada vez menos necessário a quem deseja atingir o sucesso. Pelo menos essa é a impressão que fica quando se observa a grande quantidade de casos de cantores e bandas que têm sido acusados de plágio ao longo dos anos.

Agora é claro que fazer uma cópia do trabalho de outra pessoa pode não ser lá uma atitude louvável do ponto de vista da ética, certo? Por isso mesmo quando há alguma acusação do tipo, o envolvido trata logo de trazer à tona as suas justificativas.

Mas seja como for, o fato é que em se tratando do mundo musical, há casos em que a semelhança entre uma canção e aquela da qual ela supostamente teria sido plagiada é simplesmente inegável.

Publicidade

E para ilustrar isso, portanto, listamos a seguir alguns casos de bandas que já foram acusadas de plágio. Tem gente muito famosa na lista. Confira!

Bandas acusadas de copiar músicas de outros artistas

Led Zeppelin

https://www.youtube.com/watch?v=o2PgBak2Ed4

A canção “Stairway to Heaven”, da mundialmente famosa “Led Zeppelin”, tem uma introdução praticamente idêntica à de “Taurus”, da banda Spirit.

Publicidade

Mas essa não foi a única música envolvida em acusações de plágio. “Dazed and Confused” foi apontada como uma possível cópia de canção dos “The Yardbirds”. A música havia sido composta por por Jake Holmes, mas o guitarrista Jimmy Page, que posteriormente integraria o “Led Zeppelin”, chegou a tocá-la na época.

Quando Holmes descobriu o plágio ele não fez nenhum alarde, apenas enviou uma carta pedindo o reconhecimento da canção, embora jamais tenha recebido uma resposta.

Outras obras da banda que também já foram apontadas como plágio são: “How Many More Times”, “Whole Lotta Love”, “The Lemmon Song”, “Bring It On Home”, “Since I’ve Been Loving You” e “In My Time of Dying”.

Leia também:

Black Eyed Peas

https://www.youtube.com/watch?v=4m48GqaOz90

E nem mesmo a banda sensação musical da última década escapou de acusações de plágio. A música “Boom boom pow”, sucesso do Black Eyed Peas, foi apontada pelas garotas do Phoenix Phenon como um possível plágio de “Boom Dynamite”. Embora as canções reservem lá certa similaridade, porém, a acusação foi considerada falsa.

Em todo caso, porém, a banda também já recebeu acusação de plágio por “Party All The Time”, que de acordo com o grupo “Freeland”, seria fruto de um plágio de “Mancry”.

Metálica

https://www.youtube.com/watch?v=zlE4ZtC9N8I

A acusação de plagio contra a banda Metálica chamou a atenção do mundo inteiro, principalmente pela tranquilidade com que a banda tratou o assunto.

Após vários boatos sobre a canção “Welcome Home” ser um plágio de “Rainbow Warrior”, do Bleak House, o cantor James Hetfield admitiu abertamente que canção se tratava de um rip-off da banda.

Com essa declaração, porém, ninguém mais teve dúvidas de que “Enter Sandman” também pudesse ser uma espécie de “rip-off” de “Tapping into the Emotional Void”, do Excel e assim sucessivamente com outras canções como “The Day That Never Comes” (apontada como cópia de Joe Satriani) e “End of the Line” (apontada como plágio do Pearl Jam), dentre outras.

Panda

https://www.youtube.com/watch?v=wM0ftT810C4

E aqui temos um caso em que a banda recebeu acusação não apenas de ter copiado riffs e melodias, mas também de ter plagiado a letra. De acordo com boatos que surgiram, a banda pegava as canções em inglês e traduzia para o espanhol, sem dar a mínima para os direitos autorais.

Os integrantes da banda negaram todas as acusações, mas já são mais de trinta músicas com acusações de plágio. Se ouvir a canção “Miércoles” da “Panda”, e “Dry Ice” do “Green Day”, você terá uma bela noção do motivo de tantas acusações.

Green Day

https://www.youtube.com/watch?v=xVEqoyTufa0

E se uma música do “Green Day” já foi supostamente “plagiada”, a banda também tem em seu currículo algumas acusações. Apesar de ser dono de um grande sucesso e de várias premiações, o grupo frequentemente se vê envolvido com questões relacionadas a cópias de músicas.

Um exemplo disso é que a canção “American Idiot” é bem parecida com a canção “Doublewhiskeycokenoice” de “Dillinger Four”, que é uma banda de punk.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: