Topo

Saiba o que é a infertilidade secundária e entenda melhor como isso ocorre na mulher

Comente

A condição de infertilidade primária é a que ocorre com a mulher que nunca conseguiu engravidar, onde de forma espontânea, mesmo após tratamentos de indução de ovulação, há a dificuldade de engravidar.

A infertilidade secundária por sua vez, é a que ocorre e atinge a mulher que já engravidou, e está tentando engravidar novamente mas não consegue, seja de forma espontânea como após tratamentos médicos.

Saiba o que é a infertilidade secundária e entenda melhor como isso ocorre na mulher

Porque a dificuldade da mulher engravidar pela segunda vez?

Veja também:

Cada vez mais as mulheres são mães mais tarde, e se a primeira gravidez ocorre aos 35 a segunda ou terceira deverá ocorrer cindo ou seis anos depois. Após os 35 anos de idade, a fertilidade cai de forma progressiva, e é esperado que ocorra uma dificuldade para engravidar durante esta fase da vida, com ou sem filho anterior.

Outro agente que pode prejudicar as possibilidades de uma segunda gravidez é o estilo de vida. Para a maioria das pessoas a vida não está sendo fácil, o que pode gerar situações de estresse cotidiano, além de hábitos de fumar ou beber, qualidade de sono ruim, tudo isto diminui a capacidade de reprodução.

Como pode-se diagnosticar a infertilidade secundária?

Para diagnosticar o problema é muito simples, caso a mulher tenha tido uma gestação e esteja tentando a segunda há mais de um ano sem sucesso, este é um caso de infertilidade secundária.

Nesta situação será indicado um tratamento, este feito pelo ginecologista, preferencialmente um profissional que seja especializado em reprodução. A partir disto serão analisadas na mulher a dosagem de hormônios, bem como a permeabilidade de trompas, cavidade uterina além de ovulação. No caso do homem, será pedido um espermograma, os dois deverão então realizar exames de sangue para detectar infecções sistêmicas e sexualmente transmissíveis.

Os passos seguintes serão tomados dependendo do que for encontrado nos exames. As doenças e condições de saúde são tratadas de forma pontual, e a mulher poderá tentar uma gravidez natural quando elas estiverem curadas.

No caso de ocorrer o diagnóstico de problemas no sistema reprodutivo, tanto da mulher como do homem, a alternativa mais segura é partir para a reprodução assistida, condição que neste caso poderá fazer toda a diferença para você que estiver interessada em ter um próximo filho e está com as devidas dificuldades.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: